[email protected]

Sei que por vezes caminho aceitando as diretrizes que me são impostas e, então, vejo meu corpo padecer em dores que me vêm articuladas com máscaras que aprisionam o meu sorriso. Reconheço a leitura que faço de mim e conheço minha trama. Sou enredada e, se sou enredada, sei também que não estou sozinha,  pois sou parte e comparte do todo que forma essa trama.

E, por ser enredada, sou convidada a lançar luz no melhor de mim. Meu olhar inquieto não percebe e ainda não alcança esse mistério, por isso, sigo à procura de respostas. Como evidenciar o melhor de mim numa roda com música e movimentos? O carinho no convite é a porta de entrada que me incentiva a participar. Escuto que o grupo é acolhedor. Escuto, também, que em Biodanza não se ensaia.

Vive-se a dança. Então, aceito o convite e vou experimentar essa dança que não se explica. Chego no grupo e, para minha surpresa, lá estão, com a mesma busca – a busca por “colocar mais vida na vida” rostos conhecidos de outras danças, gente comprometida que, como agente transformador da crueza da vida, buscam no seu fazer a renovação de sonhos. Que bom! Estou em casa. Sinto-me em casa.

Encanto-me com o  ambiente. Deixo-me seduzir por um olhar, em especial. Um? não, vários, que são um,  espalhados no ambiente, conferindo um quê de amabilidade refletida nos espelhos. Encontro nestes olhares o ponto de luz que anseio e sinto-me buscando a compreensão do meu Eu que também se reflete no jeito e no sentir do outro.

Percebo-me partícipe de um grupo que me remete à constituição familiar – grupo tão necessário para o bom desenvolvimento do Eu. Constato que ocupo o meu lugar no mundo em harmonia com os demais sistemas que sustentam a vida no meu corpo, e sei que também sou o corpo que tem em mim a possibilidade de expansão para o bem viver.

Entrego-me à dança e vivencio cada movimento. Permitindo-me ser criança, sou alegria no compasso das brincadeiras. Compondo o trenzinho, sou peraltices que percorrem o trilho rumo à estação felicidade. Tornando-me árvore, sou forte com a suavidade de quem se deixa tocar pelo vento e com ele balança acolhendo a carícia dos passarinhos.

Abrindo meu peito e meus braços, vejo-me aberta para novas conquistas, pois nesse movimento renovo-me e me faço ser geradora de sentimentos bons diante do existir. Oferecendo e recebendo colo, absorvo o fortalecimento de vínculos que se traduzem no prazer de ninar   e me fazem sentir grávida de mim mesma. E se me espero, preciso nascer. Então, faço o parto.

Nasço, renasço em movimentos que me desafiam a uma nova postura e se fazem em vivências de pura beleza. Sinto-me motivada a manter a chama acesa e nascer-renascer… nascer-renascer… nascer-renascer para fazer “morrer a morte” e (re) descobrir a incessante renovação de AMOR.

Mas, por que volto à Biodanza? Onde está a resposta? Penso que me fazendo a pergunta de outro modo, tenho mais possibilidades de respostas. Então pergunto: volto à Biodanza para quê? Ah! Agora fica fácil. Volto para iluminar o que tem de bom em mim e enxergar o outro com o olhar amoroso e acolhedor.

Volto para experienciar a alegria do encontro. Volto pelo prazer de estar junto. Volto  pela festa. Volto pelo cuidado. Volto para brindar ao amor, à paz e ao perdão. Volto para brindar à vida que se faz viva no meu viver, pois no grupo percebo-me com capacidade de renovar a esperança e fazer, em cada aurora, o primeiro dia para nascer para a vida que em mim pulsa com a coragem de “colocar mais vida na vida”.

Obs: Imagem enviada pela autora (retirada da internet)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]