A maioria das pessoas não sabe, mas existem bactérias que são não apenas benéficas, mas necessárias para o nosso organismo, são aquelas encontradas em alimentos PROBIÓTICOS e PREBIÓTICOS, os quais desempenham como principal função o fortalecimento de nosso sistema imunológico e de quebra ajudam no melhor funcionamento intestinal.

Na Medicina Oriental aprendemos que a saúde começa e termina no intestino e esses tipos de alimentos também são responsáveis pelo equilíbrio de nossa flora intestinal, portanto eles não são coadjuvantes, mas verdadeiros protagonistas de nossa saúde.

Alimento funcional é aquele que apresenta além de suas características nutricionais, mas também importante papel em nossa saúde, ou seja, o alimento funcional também age em nosso organismo como um tipo de medicamento e estão enquadrados nessa classificação os alimentos Probióticos, os quais podem ser encontrados, por exemplo, em leites fermentados, iogurtes, coalhada e o tão propalado hoje em dia Kefir, antigamente conhecido por Tibico.

É muito importante que se diga que além dos benefícios já citados, mas esses tipos de alimentos também agem na absorção dos mais diversos tipos de nutrientes, além de constituírem-se como excelentes detoxicantes.

Hoje em dia a ciência afirma que a gordura abdominal visceral é um “Órgão Endócrino Autônomo” isso é mais ou menos como se a pessoa nessa situação (que é a maioria dos brasileiros) tivesse um “ET” dentro de si, e isso é muito sério, pois acarreta uma série de problemas relacionados à saúde inclusive hipertensão arterial, pois muito bem, como não poderia deixar de ser, recentemente pesquisadores do Japão divulgaram o resultado de um estudo feito com 210 indivíduos aonde foi verificada a redução da circunferência abdominal em 8,5% após o uso desses tipos de alimentos por 12 semanas. Mas como funciona isso?

É mais ou menos assim, da mesma forma que a resistência insulínica também originada pela ingestão elevada de carboidratos, por exemplo, enseja o desenvolvimento da diabetes de tipo 2, a elevação da concentração de gordura abdominal visceral torna, com o tempo, o organismo resistente à Leptina que é o hormônio responsável por nos dar a sensação de saciedade alimentar e isso é grave, em outras palavras quanto mais gordura, menos sensível ela fica aos sinais de que está saciado. É claro que muito embora os alimentos Probióticos ajam sobre esse tipo de gordura, mas é inegável que não são tão importantes e eficazes como o Óleo de Cártamo já que esse além de sua alta concentração de ácido Linoleico também desempenha função inibidora na ação da Lípase Lipoproteica(LPL).

Acredito que todos já devem ter chegado a conclusão que a ingestão desse tipo de alimento também é responsável pela redução dos níveis de glicose, além da elevação da serotonina e vitaminas do complexo B, vou citar um exemplo para que todos possam entender a importância disso: “Qualquer Nutrólogo ou qualquer bom Nutricionista” sabe que a primeira atitude que se deve ter para retirar um paciente de um quadro de depressão é a administração de Vitamina B3, da mesma forma que aquela tão conhecida “Preguiça” ou indisposição dos que não se dispõem a realizar uma atividade física está diretamente relacionada a deficiência dessa vitamina, é a tão conhecida conversa: “Segunda feira eu começo!” e a segunda feira nunca chega.
Já os Prebióticos, a grosso modo, são o alimento das bactérias Próbióticas, que dentre outras coisas auxiliam na redução da absorção de gordura pelo estômago, além de aumentar a capacidade orgânica na absorção de minerais como Magnésio, Zinco, Cálcio e Ferro, ou seja, é alimento indispensável para o praticante de qualquer atividade física.

Podemos dar como exemplo de Prebiótiocos os seguintes alimentos: Tomate, Alho Poró, Chicória, Cerveja, Açucar Mascavo, Beterraba, Banana, Mel, Cebola, Beterraba etc. Mas aquele que podemos citar como sendo um dos reis dos alimentos Prebióticos é justamente a Biomassa de Banana Verde da qual já tratamos no Grupo “Emagrecer com Saúde”, o qual é nada mais nada menos que um “Super Alimento Funcional”.

E para os que tem problemas relacionados a constipação intestinal algumas dicas importantes:

1º Coma sempre frutas, de preferência aquelas que se comem com a casca e a fibra, por exemplo;

2º Ingira não menos que dois litros de água ao dia;

3º Uma pedida para o café da manhã é: Uma fruta picada, acrescente aveia em flocos, iogurte natural ou grego. Simples e muito saboroso.

4º Atividade física sempre.

Esperamos que todos tenham apreciado e aprendido um pouco mais sobre saúde.

Obs: Imagem enviada pelo autor

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]