D. Demétrio Valentini 1 de janeiro de 2019

www.diocesedejales.org.br

Com alegria e esperança, iniciamos um novo ano.  Feliz Ano Novo!  Começar bem um novo ano é presságio de bênção, e desejo de proteção divina. A vida é preciosa, e o início de mais um ano nos enche de esperança.

Mas, diante da incerteza do futuro, sentimos necessidade de uma garantia, que nos resguarde do mal. Precisamos de condições favoráveis para a vida, precisamos de paz.

 Por isto, o primeiro dia do ano novo é dedicado à paz. Foi o Papa Paulo VI que teve esta feliz intuição, de tornar o primeiro do ano o Dia Mundial da Paz. E desde então, a Igreja não se cansa de mostrar as razões da paz, e os motivos que nos comprometem com ela.

 A mensagem de paz lembra a importância do Direito Internacional. O relacionamento entre as nações precisa se guiar por normas bem definidas, que garantam a justiça e protejam as pessoas.  E’ para esta ampla questão, do relacionamento internacional baseado na justiça e no direito, que desta vez a mensagem de paz nos motiva e nos convoca.

Não é por menos. Basta lembrar os focos de guerra que ainda existem neste nosso mundo conturbado. Em quase todos os continentes, persistem trágicos conflitos, que envolvem a sobrevivência de milhares de pessoas, que se vêem envolvidas pela dinâmica da violência, que tira a vida de tantas pessoas inocentes e pacíficas.

 O mundo precisa reencontrar os caminhos do respeito entre as nações, e de justiça no seu relacionamento. É o que as mensagens de paz não cessem advertir.

 Ao começar o novo ano, somos, portanto, convidados a olhar não só os nossos projetos pessoais, mas a sentir-nos igualmente corresponsáveis pelos destinos do mundo.  Esta terra é nossa casa comum.  Ela precisa estar bem organizada, com os critérios da justiça que o Direito Internacional já identificou e formulou. Assim será possível superar os conflitos, e encontrar os caminhos da paz.

Que no novo ano nos traga notícias de paz e de entendimento entre os povos. E´o que desejamos para todos!

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposioDesenhos

Srie "Natureza"

Srie Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Srie "Detalhes"

Srie "MoradaImprovisada"

Srie Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Srie Flores

Srie Flores

Esporte na Colnia

Srie Natureza 01

Srie Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomerao...

Porto florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunio privada...

Espaos ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergncia II

Convergncia I