D. Demétrio Valentini 1 de janeiro de 2019

www.diocesedejales.org.br

Com alegria e esperança, iniciamos um novo ano.  Feliz Ano Novo!  Começar bem um novo ano é presságio de bênção, e desejo de proteção divina. A vida é preciosa, e o início de mais um ano nos enche de esperança.

Mas, diante da incerteza do futuro, sentimos necessidade de uma garantia, que nos resguarde do mal. Precisamos de condições favoráveis para a vida, precisamos de paz.

 Por isto, o primeiro dia do ano novo é dedicado à paz. Foi o Papa Paulo VI que teve esta feliz intuição, de tornar o primeiro do ano o Dia Mundial da Paz. E desde então, a Igreja não se cansa de mostrar as razões da paz, e os motivos que nos comprometem com ela.

 A mensagem de paz lembra a importância do Direito Internacional. O relacionamento entre as nações precisa se guiar por normas bem definidas, que garantam a justiça e protejam as pessoas.  E’ para esta ampla questão, do relacionamento internacional baseado na justiça e no direito, que desta vez a mensagem de paz nos motiva e nos convoca.

Não é por menos. Basta lembrar os focos de guerra que ainda existem neste nosso mundo conturbado. Em quase todos os continentes, persistem trágicos conflitos, que envolvem a sobrevivência de milhares de pessoas, que se vêem envolvidas pela dinâmica da violência, que tira a vida de tantas pessoas inocentes e pacíficas.

 O mundo precisa reencontrar os caminhos do respeito entre as nações, e de justiça no seu relacionamento. É o que as mensagens de paz não cessem advertir.

 Ao começar o novo ano, somos, portanto, convidados a olhar não só os nossos projetos pessoais, mas a sentir-nos igualmente corresponsáveis pelos destinos do mundo.  Esta terra é nossa casa comum.  Ela precisa estar bem organizada, com os critérios da justiça que o Direito Internacional já identificou e formulou. Assim será possível superar os conflitos, e encontrar os caminhos da paz.

Que no novo ano nos traga notícias de paz e de entendimento entre os povos. E´o que desejamos para todos!

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]