Dasilva 1 de janeiro de 2019

  1. É inútil apenas dizer ‘não gosto de você papai Noel’, por ver a exploração que dele se faz, no ocidente e suas colônias. Essa festa, mistura de muitas culturas, já foi assimilada como fato. Melhor que só indignar-se, é catar sinais de um Segredo latente, no contraditório ‘espirito de Natal’.
  2. Cada pessoa ‘guarda um segredo, em seu coração’. Até se tornou tradicional brincar de amigo secreto. Segredo é esse impulso (amoroso, sociocultural, econômico) que move a vida e o comportamento dos seres humanos e que se revela em forma de sonhos, de planos e de tramas.
  3. Espirito de natal é um poço de contradição: é ilusão, assistencialismo, pena, caridade, culpa, compra da salvação… compaixão e solidariedade. O povo mais sente que fala sobre presente de patrão, caridade que faz bem ao doador… pois, sabe que na cidade do capital ‘não há lugar para ele’.
  4. Na história do País, dignidade, soberania e originalidade são anseios represados. Isso talvez ensina o povo ser prático. Saboreia cada evento, intensamente: reza, canta, dança, se emociona, fantasia, sai do real, e espera… Guarda a Fé e agarra-se à Esperança para aguentar o dia seguinte.
  5. O balanço anual da vida é bom sinal nesse fim/começo. Mede a (in)coerência entre o querer e o fazer. Revê, reajusta, re-planeja e até refaz projetos e caminhos: findam por cumprir seu fim, por ser miragens, por não responder às indagações de hoje. Sua continuidade está na sua justeza.
  6. O mistério só sossega quando se realiza. Se a realidade ou nossa covardia, dele nos afastam, a vida vira fardo, acomodamento, muro de lamentação. A saída é converter-se, voltar ao leito inicial, ir atrás da sua pérola, largar todo acúmulo e apego que só enclausuram e escravizam.
  7. Voltar à causa inicial é um ato de ousadia e maturidade. Pois, a fila anda, o mundo gira, o querer nem sempre é reciproco, os passos dados dificultam a conversão. Além disso, os donos do mundo impõem destinos que entravam o desabrochar das vontades individuais e coletivas.
  8. Sinais são embriões do Segredo Essencial comprometido com a vitória da Vida sobre a morte; da Justiça sobre a exploração; da Irmandade sobre a dominação; da Comunhão sobre a marginalização. É uma convocação para que cada pessoa e cada povo Viva – Livre, Fraterno e Feliz. 15/12/2018

Obs: Imagem enviada pelo autor (Sindiconet)



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposioDesenhos

Srie "Natureza"

Srie Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Srie "Detalhes"

Srie "MoradaImprovisada"

Srie Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Srie Flores

Srie Flores

Esporte na Colnia

Srie Natureza 01

Srie Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomerao...

Porto florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunio privada...

Espaos ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergncia II

Convergncia I