1 de janeiro de 2019
- É inútil apenas dizer ‘não gosto de você papai Noel’, por ver a exploração que dele se faz, no ocidente e suas colônias. Essa festa, mistura de muitas culturas, já foi assimilada como fato. Melhor que só indignar-se, é catar sinais de um Segredo latente, no contraditório ‘espirito de Natal’.
- Cada pessoa ‘guarda um segredo, em seu coração’. Até se tornou tradicional brincar de amigo secreto. Segredo é esse impulso (amoroso, sociocultural, econômico) que move a vida e o comportamento dos seres humanos e que se revela em forma de sonhos, de planos e de tramas.
- Espirito de natal é um poço de contradição: é ilusão, assistencialismo, pena, caridade, culpa, compra da salvação… compaixão e solidariedade. O povo mais sente que fala sobre presente de patrão, caridade que faz bem ao doador… pois, sabe que na cidade do capital ‘não há lugar para ele’.
- Na história do País, dignidade, soberania e originalidade são anseios represados. Isso talvez ensina o povo ser prático. Saboreia cada evento, intensamente: reza, canta, dança, se emociona, fantasia, sai do real, e espera… Guarda a Fé e agarra-se à Esperança para aguentar o dia seguinte.
- O balanço anual da vida é bom sinal nesse fim/começo. Mede a (in)coerência entre o querer e o fazer. Revê, reajusta, re-planeja e até refaz projetos e caminhos: findam por cumprir seu fim, por ser miragens, por não responder às indagações de hoje. Sua continuidade está na sua justeza.
- O mistério só sossega quando se realiza. Se a realidade ou nossa covardia, dele nos afastam, a vida vira fardo, acomodamento, muro de lamentação. A saída é converter-se, voltar ao leito inicial, ir atrás da sua pérola, largar todo acúmulo e apego que só enclausuram e escravizam.
- Voltar à causa inicial é um ato de ousadia e maturidade. Pois, a fila anda, o mundo gira, o querer nem sempre é reciproco, os passos dados dificultam a conversão. Além disso, os donos do mundo impõem destinos que entravam o desabrochar das vontades individuais e coletivas.
- Sinais são embriões do Segredo Essencial comprometido com a vitória da Vida sobre a morte; da Justiça sobre a exploração; da Irmandade sobre a dominação; da Comunhão sobre a marginalização. É uma convocação para que cada pessoa e cada povo Viva – Livre, Fraterno e Feliz. 15/12/2018
Obs: Imagem enviada pelo autor (Sindiconet)
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.
busca
autores
biblioteca