www.dedvaldo.blogspot.com.br
domedvaldo4993@gmail.com

Neste 1º de janeiro do Ano Novo, o Santo Padre Bento XVI prossegue a tradição de seus antecessores,  enviando aos bispos, aos governantes e às pessoas de boa vontade do mundo inteiro sua Mensagem de Paz. Este ano o tema escolhido foi “A Paz e a Pobreza”.

O Papa desenvolve profunda reflexão teológica sobre o fenômeno mundial da miséria e suas implicações morais. De início, rejeita o controle da natalidade e sobretudo o aborto, como meios adequados de combater a pobreza, que ele considera  causa de muitos conflitos armados que a humanidade sofre hoje. Ao contrário, ele aponta o desarmamento e o fortalecimento da família como meios eficazes no combate à pobreza e à fome mundiais.

As campanhas internacionais dirigidas a controlar a natalidade nos paises pobres, afirma ele, “utilizam métodos que não respeitam a dignidade da mulher nem os direitos dos cônjuges a escolher responsavelmente o número de filhos que desejam ter e, o que é mais grave ainda, frequentemente nem respeitam sequer o direito à vida. O extermínio de milhões de crianças não-nascidas em nome da luta contra a pobreza é, na realidade, continua o Pontífice, a eliminação dos seres humanos mais pobres.” Assim, ele rebate uma suposta relação entre pobreza e crescimento demográfico, afirmando que existem recursos para resolver o problema da indigência, mesmo com um crescimento da população. “Desde o final da 2ª Guerra Mundial até hoje, a população do planeta cresceu quatro bilhões de pessoas e, em boa parte, esse fenômeno acontece em países que surgiram recentemente no cenário internacional  como novas potências econômicas (a China, a Índia e o Brasil) e obtiveram  rápido desenvolvimento precisamente graças ao elevado  número de seus habitantes”

Bento XVI denuncia ainda a queixa dos países pobres, africanos principalmente, que sofrem chantagens por parte dos países ricos, os quais condicionam sua ajuda econômica ao combate das doenças, sobretudo da AIDS, à prática de políticas contrárias à vida e que repugnam às suas culturas de famílias numerosas. “É dificil combater, ensina o Pontífice, sobretudo a AIDS, causa (e conseqüência) de pobreza extrema, se não se enfrentam os problemas morais com os quais está relacionada a difusão do vírus. É preciso, antes de tudo, empreender campanhas que eduquem especialmente os jovens a uma sexualidade plenamente concorde com a dignidade da pessoa”

O Santo Padre ainda convida as nações ricas a colocar à disposição das nações pobres medicamentos e tratamentos necessários; isso exige fomentar a pesquisa médica e as inovações terapêuticas e aplicar, quando for o caso, as regras internacionais sobre a propriedade intelectual.

Bento XVI aponta ainda a defesa dos vínculos familiares como remédio para a luta contra a pobreza. A pobreza infantil mereceu especial alusão da mensagem pontifícia, referindo-se ao cuidado das mães, à tarefa educativa e acesso às curas médicas, água potável, preservação ambiental, estabilidade das relações familiares.

Quero concluir com a afirmação pontifícia: “Quando a família se enfraquece, os danos recaem inevitavelmente sobre as crianças. Onde não se tutela a dignidade da mulher e da mãe, os mais afetados são os filhos.”
(Nota: As citações da mensagem pontifícia foram fornecidas na Webnet pelo MDV)

Obs: O autor é arcebispo emérito de Maceió.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposioDesenhos

Srie "Natureza"

Srie Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Srie "Detalhes"

Srie "MoradaImprovisada"

Srie Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Srie Flores

Srie Flores

Esporte na Colnia

Srie Natureza 01

Srie Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomerao...

Porto florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunio privada...

Espaos ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergncia II

Convergncia I