[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Mais uma semana passou e nos aproximamos do aniversário de Jesus, o Galileu. Será que estamos preparando um belo presente digo do aniversariante?  O profeta João, no evangelho lido hoje nas celebrações cristãs, explica o significado de conversão, que é mudança de vida e de comportamento. João condena Herodes por vários crimes, que prejudicavam o povo. Conversão não combinava com Herodes. Olhando hoje nossa realidade pessoal, local, amazônica e nacional, quem são os pecadores arrependidos e quem são os Herodes? Tem como você identifica-los?

Aqui na região tem havido sinais de pessoas e grupos que tem buscado mudar de vida, de maus hábitos e de comodismo. Lá no bairro Santo André, aconteceu o segundo fórum em defesa da Área de proteção ambiental da serra do Saúbal. Bonita presença de jovens estudantes escutando reflexões e testemunhos sobre o esforço de grupos comprometidos com salvar um bosque importante para a defesa do nosso clima,  para turismo e lazer da comunidade santarena. Eis um tipo de presente digno do aniversariante do dia 25 de dezembro.

Por outro lado, Herodes esteve presente em nossa realidade. Os 21 vereadores foram os Herodes da semana, sabe por quê?

Veja só. No ano passado, a  prefeitura municipal promoveu ampla discussão para atualização do Plano Diretor do Município. Ao final de vários debates rurais e urbanos, aconteceu uma grande assembleia popular com mais de 400 participantes para concluir a aprovação do novo Plano. Foi aprovado, após ampla discussão, inclusive com participação de dois vereadores. Estranhamente, os outros 19 vereadores não participaram das discussões do plano diretor novo.

Ficaram excluídas duas propostas defendidas pelos empresários. Uma seria a construção de portos graneleiros na boca do lago do Maicá, que é uma Área de Proteção Ambiental; a outra proposta vetada era a permissão para construção de prédios de dez e mais andares nas praias de Santarém, Alter do Chão, Ponta de Pedras e outras. Tudo isso incluindo  a conclusão da assembleia popular foi em novembro de 2017. Por regra legal, o plano aprovado deveria passar pela Câmara de vereadores para conferir se tudo estava de acordo com a Constituição nacional.

O que aconteceu? Simplesmente os vereadores arquivaram o dito plano, mais de um ano. Como no tempo de Jesus, os novos Herodes aplicaram uma verdadeira malandragem irresponsável. Na sexta feira, véspera do recesso parlamentar, de repente eles botaram em votação o plano diretor do município sem avisar a sociedade, mas incluindo justamente as duas propostas de interesse dos empresários de portos na APA Maicá e prédios nas praias. Um verdadeiro crime anti democrático. Uma malandragem de má fé. Ao desprezar as decisões de uma assembleia popular, se julgam donos  do cargo  a serviço de empresários e não à maioria dos seus eleitores. Foram honestos os vereadores? Merecem confiança da população santarena? E agora o fará o prefeito, vai aprovar a malandragem dos vereadores? E o que podemos nós fazer, ficar indiferentes? Indignados mas semana da fazer? O clamor de João Batista por conversão chega às nossas consciências?  Um grupo de indignados está organizando uma resistência.  Entre outras atividades está lançando um abaixo assinado que está correndo em busca de assinaturas exigindo do prefeito respeito à decisão da assembleia popular e recuse sancionar a grosseria dos vereadores. Você pode assinar também alguns indignados e eu temos a lita de assinaturas. Ou você que seguir o exemplo de Pilatos? Ou de Herodes?

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]