[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Atento ouvinte da Rádio Rio Mar, que expectativa você está tendo para o novo ano que se aproxima? Está acompanhando como o novo governo está preparando a administração do país? A partir de janeiro? Hoje o presidente eleito é registrado, portanto oficialmente confirmado presidente. Hoje, aniversário dos 70 anos da Declaração universal dos Direitos humanos. Isso significa algo para você? Como podemos esperar mais respeito aos direitos humanos dos trabalhadores, das mulheres, dos povos indígenas? Como? Se a pessoa nomeada pelo novo presidente para assumir a presidência do ministérios dos direitos humanos é uma pastoral fundamentalista que declara que a salvação do Brasil não virá pela política, mas pela religião? Se ela crê assim porque aceita ser ministra dos direitos humanos?

Como podemos esperar respeito aos direitos humanos e direitos das florestas da Amazônia, quando o ministro do meio ambiente foi nomeado um líder do agronegócio, Ricardo Salles. Este novo ministro é réu por improbidade em fraude ambiental. Márcio Astrini do Green Peace diz o seguinte: “Seguindo as promessas do presidente eleito, a principal função do novo ministro será a promoção de uma verdadeira agenda antiambiental, colocando em prática medidas que resultarão na explosão do desmatamento na Amazônia e na diminuição do combate ao crime ambiental. O que já está ruim, pode piorar”,

Por falar mais uma vez sobre os 70 anos da declaração universal dos direitos humanos, o Papa Francisco fez o seguinte apelo a todos: “ todos os que tem responsabilidades institucionais, coloquem os direitos humanos no centro de todas as políticas, incluindo as de cooperação para o desenvolvimento, mesmo quando isso signifique ir contracorrente”. Problema grave para nós brasileiros, também você de Manaus, é que o novo presidente brasileiro não escuta o Papa por isso escolhe ministros que Não manifestam nenhum compromisso com os povos e a floresta da Amazônia e menos ainda com os direitos humanos. Daí a pergunta que lhe fiz inicialmente – qual sua expectativa de vida para 2019 em Manaus? No estado do Amazonas? E para todos os direitos humanos que completam 70 anos de declaração universal?

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]