Neste Tempo Pascal que vai até Pentecostes, contemplamos o que rezamos no Credo:

…foi crucificado, morto e sepultado, e DESCEU AOS INFERNOS para libertar os cativos.

O Evangelho não nos revela nada sobre a descida de Jesus aos infernos, mas Santo Agostinho nos descreve um verdadeiro drama:

Jesus, assim que morreu, desceu para o fundo da Mansão dos Mortos. O Senhor se aproximou dos Infernos com grande brilho, como quem quer roubar as trevas. O exército infernal se assustou com o fulgor e ficou nervoso: Quem é o Forte e Terrível, cheio de Luz e Esplendor? O mundo a nós submisso nunca nos mandou um morto assim. Nunca deu ao Inferno tal dádiva. Quem é que entra no nosso domínio sem susto assim? Quem é este que não teme nossos castigos e até liberta os cativos das nossas prisões? Vêde como os presos fazem mangação de nós, porque chegou o Salvador. Os que gemiam debaixo do nosso poder já não têm medo dos carcereiros e até nos ameaçam. Nunca se viu tal arrogância entre os mortos e tal alegria entre os presos. Ai de nos. Quem nos trouxe o Terrível? Satanás, nosso Príncipe, toda a tua alegria se foi, e teu poder se converteu em aflição. Porque, quando suspendeste o Cristo na Cruz, não adivinhaste o prejuízo que darias ao Inferno.

Depois destes lamentos dos criados infernais, nosso Senhor ordenou que as portas da morte se abrissem. Os ferrolhos se quebraram, e saiu o Povo dos Santos que ninguém pode contar.

Cairam aos pés de Jesus, exclamando: Vieste em fim, Salvador do mundo? Há tanto tempo te esperamos! Prende o diabo em seus próprios laços e eleva-te ao Alto com a presa que ao inferno roubaste.

Num livro chamado EVANGELHO DE NICODEMOS lemos ainda que os filhos do Velho Simeão, chamados CARINO E LÚCIO, ressurgiram com Jesus e apareceram a Anás , Caifáz e Nicodemos. Estes então pediram que contassem tudo o que Jesus tinha feito na Mansão dos Mortos. Os irmãos contaram: Quando estávamos sentados com nossos antepassados e patriarcas, apareceu um brilho de ouro e uma luz mais forte que o sol. Quando Adão viu aquilo, muito se alegrou e falou: Eis o brilho daquele que é o Autor da Luz e nos prometeu mandar o seu fulgor. Isaías exclamou: Esta é a Luz do Pai, o Filho de Deus, do qual profetizei na terra: O povo que jaz nas trevas viu uma grande luz. Depois veio nosso Pai Simeão e falou com imensa alegria: Louvai a Deus. Eu tomei o Menino Deus nos braços, quando fui ao templo, e o Divino me inspirou a dizer: Agora meus olhos já viram a salvação que preparastes para todos os povos: Luz para as nações e glória do nosso povo de Israel.

Depois levantou-se um homem parecido com ermitão, a quem perguntamos pelo nome. Ele falou: Eu sou João que batizou Jesus e caminhou na sua frente para preparar sua estrada. Eu apontei para ele, dizendo: Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo! Descí até vós para anunciar que sua chegada está próxima.

Falou então o filho de Adão, chamado Seth: Quando um dia bati n porta do Paraíso e pedi ao Senhor que me desse o óleo da misericórdia para ungir o corpo do meu Pai Adão que estava doente, apareceu o Arcanjo Miguel e falou: Larga o choro e não vá atrás do óleo da Misericórdia, que não lhe será dado antes que passem 5 500 anos.

Quando os Patriarcas e Profetas ouviram aquilo, alegraram-se imensamente. Mas Satanás, o Príncipe e Senhor da Morte, falou para todo mundo: Preparai-vos para receber Jesus. Ele se diz Deus, mas é um simples mortal, pois ele temeu a morte, quando falou: Minha alma está triste até a morte. Ele curou a muitos que eu havia entortado, e endireitou os que eu tinha aleijado.

Então responderam os demônios: Mesmo que ele tenha tremido, mas é verdade que resistiu ao teu poder. Ele quer te enganar dizendo que teme a morte, para te pegar nos teus próprios laços e te infligir eterna derrota. – Respondeu Satanás: Eu o tentei e agitei o povo contra ele.

Fiz ponta na lança e misturei fel com vinagre. Eu preparei a cruz: Ele é Meu! Não vou demorar para buscar minha presa. – Responderam os demônios: Não foi ele que ressuscitou a Lázaro que já estava seguro nos nossos braços? – Sim, é ele mesmo, disse Satanás. Responderam os criados infernais: Pelas nossas e tuas forças te pedimos que não o tragas para cá. Pois ouvimos a Palavra do seu comando e estremecemos tanto que nossos braços já não podiam segurar a Lázaro. Ele se debateu que nem uma águia e voou.

Enquanto assim debatiam os demônios, veio uma voz de trovão que bradava: Ó Príncipes, abrí vossos portões, destrancai-vos, portas eternas, que o Rei da Glória quer entrar. – Logo os demônios correram nervosos a fechar os portões com ferrolhos pesados. E Daví falou assim: Foi isto que profetizei: Ele quebrou os portões de bronze e despedaçou os ferrolhos! – Nisto tornou a bradar a mesma voz: Levantai-vos, portas eternas! – Quando o inferno ouviu a voz, perguntou, como se não soubesse: Quem é o Rei da Glória? – Respondeu Davi: É o Senhor, forte no combate, é ele o Rei da Glória!

Nisto chegou o Senhor, cheio de Luz, e clareou as trevas. Estendeu o braço e tomou Adão pela mão direita, dizendo: A paz esteja contigo e com todos os justos, meus filhos. – Assim nosso Senhor subiu dos infernos e todos os Santos com Ele. Conduziu Adão pela mão e o entregou ao Arcanjo Miguel que o levou ao Paraíso. Grande foi a surpresa dos Santos, quando lá encontraram dois anciãos: Quem são vocês que não morreram e habitam no Paraíso? Respondeu o primeiro: Eu sou Enoque que para cá fui transferido, e este é Elias que subiu ao céu num carro de fogo. Ainda não sentimos o gosto da morte e fomos guardados para o dia do Anticristo: contra ele combateremos e por ele seremos derrotados, para subir nas nuvens depois de tres dias e meio.

Nisto veio um homem que carregava o sinal da cruz nas costas. Perguntaram a ele: Quem és tu? Ele respondeu: Eu sou o ladrão que com Cristo foi crucificado. Eu pedi: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E ele me disse: Ainda hoje estarás comigo no Paraíso. Ele me deu o sinal da cruz, dizendo: Com isto te apresentarás no Paraíso. E se o anjo não te deixar entrar, aponta para a cruz, dizendo: Foi o Cristo crucificado que me mandou! Assim eu fiz. O anjo me abriu, me conduziu ao paraíso e me mandou sentar à sua direita.

Carino e Lúcio, depois de darem este testemunho, logo se transformaram e desapareceram.

Jesus desceu aos infernos e deu alegria aos cativos.

O povo de São Manoel celebrou a quaresma e lutou com Jesus contra os grilhões da escravidão. Vendo alguém que juntava todo o côco Babaçu sozinho sem deixar nada para os necessitados, cairam por cima dos montes e quebraram com 60 machados todo o egoísmo daqueles que só pensam em si. Depois queimaram o barraco odiado, onde as mulheres entregavam a metade do suor. Neste dia o inferno estremeceu. Como diz Santo Agostinho: Os que gemiam debaixo do nosso poder estão fazendo mangação de nós! – A intimação não intimidou o povo. A polícia chamou 4, mas vieram 85. No dia 22 de março, véspera do Dia de Ramos, Jesus antecipou sua entrada em Lago dos Rodrigues. O povo da feira se admirou com aquela gente que marchou em procissão para a Delegacia. Lá estava aquele que queria ver o povo humilhado, mas foi ele que ficou aflito: Os que gemiam, já não tem medo de nós! – O Delegado perguntou: Cadê os quatro intimados? – Somos todos nós! – Quem quebrou o côco? – Todos nós! – Quem queimou o barraco? – Todos nós! – A ordem do inferno ficou desmoralizada: Estão todos liberados. Vão para casa! – Foi então que o Hosana ecoou pela rua. Mas teve também quem dissesse: Não deviam quebrar o barraco da mulher! Ao que alguém respondeu: Você tem pena de um velho barraco, mas não tem pena, quando eles queimam até casa de familia, como os fazendeiros estão fazendo. Teve gente que gritou: Bendito aquele que vem. Seja como for: Quando Jesus desceu aos infernos, alguns tremeram de medo e outros choraram de alegria.

*Abril de 1986

Obs: O autor é Frade Franciscano, nasceu na Alemanha em 1940.
Chegou ao Brasil como missionário em 1964. Depois de completar os estudos em Petrópolis atuou no Piaui e no Maranhão. Exerceu trabalhos pastorais nos anos 80 em meio a conflitos de terra. Desde 1995 vive em Teresina no RETIRO SÃO FRANCISCO onde orienta pessoas na busca da vida espiritual.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]