http://institutodomhelder.blogspot.com.br
[email protected]

Meus queridos amigos

Na noite de hoje, espero em Deus ter a alegria de celebrar na Matriz do Espinheiro a Missa de formatura de novos médicos que se diplomaram pela Universidade Federal de Pernambuco. Com o avanço da tecnologia e da eletrônica — quando há recursos — os médicos de hoje dispoem de toda uma aparelhagem, que torna bem mais fácil e seguro o diagnóstico do que se passa com quem busca o socorro da medicina. Mas também os médicos dos nossos dias, nao podem esquecer condiçoes terríveis para a saúde, criadas pelo egoísmo que reduz mais de 2/3 da humanidade a uma condiçao sub-humana…

Nada como alguns exemplos concretos para fazer entender o que

estou afirmando: quem nao sabe que hoje a tuberculose é perfeitamente curável? Mas pode-se imaginar o sofrimento do jovem ou da jovem formada em medicina, quando lhe surge nas filas intermináveis do Inamps uma jovem ferida pela tuberculose?

A tuberculose é perfeitamente curável se duas condiçoes puderem existir: o remédio certo em quantidade suficiente e superalimentaçao.

Ora, o próprio remédio, nas clínicas pobres, raramente pode

ser distribuído na quantidade necessária. O jeito é dividir por dois ou tres a dosagem que seria necessária para um. E mesmo que o remédio exista, em lugar de superalimentaçao haverá subalimentaçao, quando nao abertamente fome.

Quando vem crianças ao consultório, quem nao sabe que qualquer que seja a doença, já é a segunda — a primeira é a fome. E é duro saber que se a fome cobrir os tres primeiros anos da criança ela ficará ferida de debilidade mental para o resto da vida? Que saúde pode haver para as multidoes sem casa ou sem casebres, mergulhados na lama, sem água nem esgoto ou com água poluída, sem emprego, sem alimentaçao adequada?

Por mim, longe de achar que entao é um erro jurar defender a vida em circunstâncias tais, acho apaixonante. Entre economistas, engenheiros, médicos, assistentes sociais e outros especialistas ligados diretamente – estamos precisando de um pacto sagrado para traduzir em termos concretos o juramento de unir esforços para acabar com condiçoes sub-humanas de vida, para criar para todos possibilidade efetiva de utilizar de modo pleno o dom da vida recebido de Deus. Quinta-feira, 15.7.1982

Hoje, 18 de outubro, é o dia do médico. Queremos prestar nossa homenagem a todos que exercem a medicina com paixão, dedicação e, acima de tudo, com o empenho de lutar para que, um dia, todos homens, mulheres e crianças no Brasil tenham acesso aos meios que proporcionem uma saúde de qualidade e uma vida digna.

Obs: crônica escrita por Dom Helder Camara, especialmente para o seu programa UM OLHAR SOBRE A CIDADE.
.Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara
. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]