[email protected]

1 – FESTA DE TODOS OS SANTOS E SANTAS, TESTEMUNHAS DO SENHOR
Mt 5,1-12
A palavra usada por Jesus, “Felizes!”, corresponde ao nosso “Parabéns!”.
Jesus felicita aquelas pessoas que fazem a diferença, do ponto de vista do Reino de Deus. E ser santo ou santa não é mais nem menos que isso:
– sentir-se e colocar-se, diante de Deus e dos seus semelhantes, como um “pobre”, isto é, sem outra pretensão que “fazer a vontade do Pai”, colocando-se a serviço dos irmãos e irmãs…
– tomar pra si a dor alheia, ser solidário no sofrimento,
– ser incapaz “de matar uma formiga”, de violentar quem quer que seja…
– ter fome e sede da Justiça do Reino, indignar-se perante toda injustiça…
– ser capaz de compreender e perdoar…
– ter um coração sincero, sem dolo, sem falsidade, sem hipocrisia…
– trabalhar pela paz…
– mesmo que para isso tenha ser mal visto, odiado e perseguido!
Antes de nós, as pessoas que hoje homenageamos como Santos e Santas já receberam os “parabéns” de JESUS!
Cabe a nós espelharmo-nos neles e nelas, e procurarmos fazer a diferença, como eles e elas fizeram, onde quer que a vida nos coloque!
Somente assim, nossa homenagem será sincera, e honesta, a nossa devoção aos santos e santas.
O mundo precisa de testemunhas do bem, mais do que de técnicos do progresso e de pregadores da religião. Como dizia Gandhi: “Seja você mesmo a mudança que deseja para o mundo!” E Agostinho Neto, o primeiro presidente socialista de Angola, completa: “Não basta que seja pura e justa a nossa causa. É preciso que a pureza e a justiça estejam dentro de nós!”.
Santos e Santas: mais que só “proteção”, sejam eles e elas, para nós, inspiração!
E o que isso tem a ver com o resultado das Eleições de 2018?…
…………………
Releia as “Bem-Aventuranças, uma por uma… e vá passando em revista as pessoas com quem você convive… Tente identificar nelas esses traços, esse perfil traçado por Jesus… “Santidade” é isso!
E, à medida que você for identificando esses traços nas pessoas de sua convivência, encontre uma oportunidade e um jeito de parabenizá-las por isso… E cante o canto que celebra a santidade sugerida por Jesus… E seja feliz por isso.
Mais que nunca, as Bem-Aventuranças são um programa de vida! Fé e coragem!

2- Domingo dos Doutores, dos Ricos e da pobre Viúva
Marcos 12,38-44

Há uma religião feita de aparências e exterioridades, de ritos, devoções e até gestos espetaculares, mas que esconde interesses egoístas, busca de privilégios, de vantagens ou de status, objetivos que não são precisamente o verdadeiro amor de Deus e do próximo.

Do começo ao final de sua missão de anunciar o Reino de Deus, Jesus trava ferrenha batalha contra aquilo que ele chama simplesmente de “hipocrisia”. Poderíamos até dizer que a causa que o levou à morte e morte de cruz, foi, o tempo todo, ter desmascarado a falsidade dos poderosos da religião e do dinheiro, abrindo os olhos do povo para os enganos de uma santidade feita de aparências (lembram os “sepulcros caiados”?… MT 23,27) e revelando a santidade verdadeira que se encontra muito mais no meio daqueles que são considerados “pecadores”, gente, em todo caso, sem prestígio e importância aos olhos da “sociedade” e, quem sabe, da “Igreja”.

A Deus ninguém engana. E o que vale mesmo para ele é a entrega do coração, é a doação da própria vida, como fez a pobre viúva, como, finalmente, fez o próprio Jesus. Ele nos educa o olhar para termos essa capacidade de perceber o essencial.

O Pão e o Vinho da sua Ceia são o sacramento desta entrega total. Comendo e bebendo desta mesa com alegria, “caminhando e cantando e seguindo a canção”, queremos entrar nesta onda.
_________________________________________________________________________
Nas passadas eleições, as Religiões, especialmente as Igrejas Cristãs, tiveram uma participação expressiva, como nunca, talvez, na história do Brasil… Como Jesus nos ensinou a avaliar a “arvore” pelos seus “frutos” (cf Mt 7,15-20), que pensar do testemunho de nossos presbíteros (padres) e pastores, dos nossos bispos?… Suas atitudes e pregações foram realmente inspiradas na Fé?… Foram exercício corajoso da Profecia?… Deram o melhor de si pela causa do Reino da Vida?
………………………………..
Uma palavra de luz – Ir. Marcelo Barros
(…) Sei que estamos todos nós aturdidos e ainda atordoados com a notícia que já se anunciava mas que, de todos os modos, tentamos acreditar que ainda pudesse ser evitada. Ainda dessa vez, não deu. Perdemos.  (…)
O fato de que a maioria do povo brasileiro referendou um projeto autoritário e de extrema-direita não pode ser considerado menos importante para todos nós e para os movimentos sociais.  Não adianta dizer que isso tem menos importância. Seria  repetirmos a fábula da raposa e da uva. Sem dúvida, temos de refletir sobre o que está acontecendo e o que esse novo contexto que se abre para o Brasil (ou se fecha) pede de nós.  (…)
Nessa noite escura, me veio à memória a palavra do apóstolo Paulo: “Irmãos e irmãs, carregai os fardos uns dos outros e assim cumprireis a lei do Cristo. (…) Quanto a mim, que eu me glorie somente na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” (Gal 6, 2 e 14). Nesses domingos, tenho sempre meditado nos evangelhos como Jesus propunha um caminho (o da cruz) e os discípulos não compreendiam e insistiam em um projeto de poder sobre a sociedade. E Jesus advertia de que o projeto vigente no sistema do mundo dominante não consegue superar a regra do domínio. “Entre vocês, não deve ser assim”.  (…)
No final da mesma carta aos gálatas, Paulo chega a dizer que o importante é ser e viver uma nova criação (6, 16). Hoje, a gente diria uma sociedade do bem-viver e a partir de uma sustentabilidade eco-social nova e transformadora.
No Brasil desses dias, nós tentamos de todos os modos trabalhar e lutar contra o poder político-sagrado da direita que dizia “por Deus” para um projeto de governo que era o que Satanás queria propor a Jesus no deserto. Esse projeto se impôs ao nosso povo pela propaganda enganosa e pela guerra de quarta geração. Resta-nos agora voltar às bases e preparar as células de resistência (os cenáculos de resistência) na linha das minorias abraâmicas e da reorganização da esperança.
Nessa perspectiva, a cruz da qual Paulo fala nesse texto da carta aos gálatas é o projeto de transformação do mundo pelo inverso do poder. Deve ter incidência social e política, mas na linha de oposição profética ao mundo e de ir como fermento na massa subvertendo as lógicas do sistema e reinventando uma política e uma outra forma de viver o poder. Vamos aprofundar essa espiritualidade político-libertadora e recomeçar nossa luta.
Só é bom lembrar que São Francisco de Assis nos recomendava que esse caminho da nossa configuração com a cruz de Jesus não pode ser vivida apenas na sensação de impotência e de fracasso político. Não pode nos derrubar da militância ativa que nessas últimas semanas foi tão bonita e fecunda. Ela tem de ser vivida no que Francisco chamava de “perfeita alegria” que está no esquecimento de nós mesmos e nossos projetos pessoais na comunhão do Cristo crucificado>>

Obs: Reginaldo Veloso de Araújo é Presbítero das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, no Morro da Conceição e Adjacências, Recife-PE.
Compositor litúrgico, com diversos CDs gravados pela COMEP/Paulinas e pela PAULUS
Assistente adjunto do Movimento de Trabalhadores Cristãos – MTC-NE2
Assessor pedagógico do Movimento de Adolescente e crianças – MAC e do PROAC
Membro da Equipe de Reflexão sobre Música Litúrgica do Setor de Liturgia da CNBB
Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – PUG (Roma, 1962)
Mestrado em História da Igreja, pela PUG (Roma, 1965)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]