[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Hoje compartilho boas notícias e algumas preocupações com você e todos os e as cristãs de todas as igrejas e com você, cidadão sem congregação, mas responsável pelo presente e futuro de nosso povo. Está chegando a hora de a onça beber água, como diz o ditado. No próximo domingo, você, eu e mais 170 milhões de leitores, decidiremos se queremos um país democrático, ou uma ditadura a mais do que já temos agora, se queremos um Brasil para a maioria dos pobres e trabalhadores terem mais garantia de vida, ou se queremos baixar a cabeça e obedecer a ditadores. Basta ver hoje tantos impostos cobrado de todos nós, o alto preço da gasolina e da energia elétrica.

Além desse próximo sério compromisso, hoje temos dois acontecimentos dignos de reflexão. O primeiro aconteceu em nossa querida Belterra de gente boa e maus políticos. Quinta e sexta feira aconteceu um seminário de desenvolvimento econômico sustentável

. Foi organizado pelo Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Belterra. Os participantes tiveram oportunidade de compreender a diferença entre crescimento econômico com destruição de matas, igarapés, além de mortes de pessoas com contaminação de veneno agrícola. Esse crescimento apelidado de desenvolvimento, só enriquece poucas famílias e prejudica o ambiente e os moradores da região. Outra coisa é melhoria de qualidade devida d muitas famílias com um desenvolvimento que respeita a floresta, os igarapés e os moradores que vivem ali, e que pensa em preservar para o futuro. O STTR de Belterra presta um grande serviço aos moradores hoje cercados por grande áreas de soja a custa de matas destruídas.

Outro acontecimento importante para nossa região que merece uma reflexão, acontece amanhã e depois lá em São Paulo. Será um seminário de estudos na Universidade de São Paulo, com a participação do professor Rogério Almeida aqui da UFOPA. O assunto a ser debatido será – Amazônias contemporâneas – conflitos e perspectivas. Professor Rogério Almeida, exporá o tema: Entre o rio e o asfalto, as disputas territoriais em torno do lago do Maicá, em Santarém. Aquele seminário a rolar em São Paulo merece uma reflexão entre nós. A cidade de Santarém e as comunidades rurais vivem uma grave disputa de território. De um lado, empresários forasteiros em sua maioria, chegaram aqui, ocupando território em busco de lucro, sem respeitar o s moradores locais e sem respeitar a floresta, os rios e igarapés. Um exemplo é o caso da boca do lago do Maicá. Ali, um grupo quer a todo custo construir um grande porto graneleiros, invadindo a Área de Proteção Ambiental. Não se preocupam com as consequências destruidoras de tal projeto. Além de bloquear a entrada do Maicá e com isso prejudicando 450 pescadores, o tal projeto exige uma grande avenida cruzando oito bairros da periferia da cidade. Tal avenida servira pra trânsito de 800 carretas diariamente, sem proteção aos moradores. O plano diretor do município votado em assembleia popular proibiu tal projeto, mas o plano está parado na câmara de vereadores, onde maioria deles junto com o atual prefeito e Santarém são favoráveis ao desastroso porto. Isso será debatido amanhã em São Paulo exposto pelo professor Rogério Almeida da UFOPA.

Finalmente parabéns aos eleitores/as de nossa região que não elegeram nenhum candidato aqui da terra. Eles e elas concluíram assim, que nenhum deles representa as necessidades dos trabalhadores e dos pobres da região. Ter por ter e ficarem lá na capital ganhando bom salário apenas, melhor não ter nenhum. Melhor se organizar e pressionar os deputados de outras regiões que podem até atender melhor.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]