edilrural@gmail.com
https://blogdopadresena.wordpress.com

Hoje compartilho boas notícias e algumas preocupações com você e todos os e as cristãs de todas as igrejas e com você, cidadão sem congregação, mas responsável pelo presente e futuro de nosso povo. Está chegando a hora de a onça beber água, como diz o ditado. No próximo domingo, você, eu e mais 170 milhões de leitores, decidiremos se queremos um país democrático, ou uma ditadura a mais do que já temos agora, se queremos um Brasil para a maioria dos pobres e trabalhadores terem mais garantia de vida, ou se queremos baixar a cabeça e obedecer a ditadores. Basta ver hoje tantos impostos cobrado de todos nós, o alto preço da gasolina e da energia elétrica.

Além desse próximo sério compromisso, hoje temos dois acontecimentos dignos de reflexão. O primeiro aconteceu em nossa querida Belterra de gente boa e maus políticos. Quinta e sexta feira aconteceu um seminário de desenvolvimento econômico sustentável

. Foi organizado pelo Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Belterra. Os participantes tiveram oportunidade de compreender a diferença entre crescimento econômico com destruição de matas, igarapés, além de mortes de pessoas com contaminação de veneno agrícola. Esse crescimento apelidado de desenvolvimento, só enriquece poucas famílias e prejudica o ambiente e os moradores da região. Outra coisa é melhoria de qualidade devida d muitas famílias com um desenvolvimento que respeita a floresta, os igarapés e os moradores que vivem ali, e que pensa em preservar para o futuro. O STTR de Belterra presta um grande serviço aos moradores hoje cercados por grande áreas de soja a custa de matas destruídas.

Outro acontecimento importante para nossa região que merece uma reflexão, acontece amanhã e depois lá em São Paulo. Será um seminário de estudos na Universidade de São Paulo, com a participação do professor Rogério Almeida aqui da UFOPA. O assunto a ser debatido será – Amazônias contemporâneas – conflitos e perspectivas. Professor Rogério Almeida, exporá o tema: Entre o rio e o asfalto, as disputas territoriais em torno do lago do Maicá, em Santarém. Aquele seminário a rolar em São Paulo merece uma reflexão entre nós. A cidade de Santarém e as comunidades rurais vivem uma grave disputa de território. De um lado, empresários forasteiros em sua maioria, chegaram aqui, ocupando território em busco de lucro, sem respeitar o s moradores locais e sem respeitar a floresta, os rios e igarapés. Um exemplo é o caso da boca do lago do Maicá. Ali, um grupo quer a todo custo construir um grande porto graneleiros, invadindo a Área de Proteção Ambiental. Não se preocupam com as consequências destruidoras de tal projeto. Além de bloquear a entrada do Maicá e com isso prejudicando 450 pescadores, o tal projeto exige uma grande avenida cruzando oito bairros da periferia da cidade. Tal avenida servira pra trânsito de 800 carretas diariamente, sem proteção aos moradores. O plano diretor do município votado em assembleia popular proibiu tal projeto, mas o plano está parado na câmara de vereadores, onde maioria deles junto com o atual prefeito e Santarém são favoráveis ao desastroso porto. Isso será debatido amanhã em São Paulo exposto pelo professor Rogério Almeida da UFOPA.

Finalmente parabéns aos eleitores/as de nossa região que não elegeram nenhum candidato aqui da terra. Eles e elas concluíram assim, que nenhum deles representa as necessidades dos trabalhadores e dos pobres da região. Ter por ter e ficarem lá na capital ganhando bom salário apenas, melhor não ter nenhum. Melhor se organizar e pressionar os deputados de outras regiões que podem até atender melhor.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposioDesenhos

Srie "Natureza"

Srie Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Srie "Detalhes"

Srie "MoradaImprovisada"

Srie Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Srie Flores

Srie Flores

Esporte na Colnia

Srie Natureza 01

Srie Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomerao...

Porto florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunio privada...

Espaos ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergncia II

Convergncia I