[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

No Brasil a Constituição garante o direito de voto aos jovens de 16 e 17 anos, os idosos de mais de 70 anos e os analfabetos de escrita e leitura. Sim, importante essa classificação, porque há outro tipo de analfabeto que é o que não se interessa e não procura entender a política e por isso se omite, ou é Maria vai com as outras. Sabe ler e escrever, mas não sabe, nem se interessa de compreender a realidade política e social.

No primeiro turno das eleições de domingo passado, aconteceu algo numa comunidade rural de Santarém, que deve ser refletida em toda a Amazônia para não se repetir. O mesário impediu uma eleitora de votar, por ser analfabeta, mesmo tendo título correto. Simplesmente mandou-a sair sem depositar seus votos. Ela saiu indignada por ser impedida de exercer seu direito.

Pode-se imaginar quantos outros crimes como esse aconteceram em outros lugares pela Amazônia e Brasil a fora. Pois o IBGE informa que são sete milhões e oitocentos mil brasileiros analfabetos adultos. Para informação dos mesários analfabetos de consciência eis informações corretas. A Constituição nacional garante o seguinte: O voto do analfabeto não é obrigatório mas é um direito absoluto. E um eleitor comparecer para votar o mesário colhe sua impressão digital na folha de votação e o eleitor terá direito de um auxiliar de sua inteira confiança para ajuda-lo a colocar os votos na urna eletrônica.

Caso o mesário impedir a votação do eleitor analfabeto poderá se processado e cumprir sentença Portanto, no próximo dia 28 todos os analfabetos devem comparecer às urnas acompanhados de uma pessoa auxiliar e escolher qual dos dois candidatos em disputa terá mais condição e vontade de trabalhar em defesa dos pobres, dos jovens, das mulheres e dos analfabetos.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]