Betto Santos 15 de outubro de 2018

[email protected]

A convivência é algo que depende de muitos saberes práticos. Na hora que todos resolvem fazer triunfar todas as pretensões, apetites e desejos, a vida vira uma guerra de todos contra todos… é o que encontramos nas ruas o tempo todo.

Entrei no avião e me sentei naquela poltrona do corredor, numa aeronave de pouco espaço entre as cadeiras, como é bem comum no nosso país. E logo sentou-se um sujeito na minha frente. Quando decolou, ele virou-se para trás e perguntou se me incomodaria caso ele reclinasse a poltrona. Aquilo pra mim foi um golpe… um golpe assim de extrema violência.

Eu ensino ética a anos, e digo sempre que ética é a arte da convivência. E nos últimos anos tenho pego avião constantemente e eu nunca fiz isso. Nunca me ocorreu fazer isso. Por quê? Porque tá lá o botão… eu aperto, reclino, se tenho que reclinar. Sem nem dar a menor importância pra quem está atrás. E de repente, um senhor qualquer faz isso… Ele condicionou o conforto dele a minha autorização. E isso pra mim foi uma revolução. Eu olhei pra ele sem ter o que responder.

Então eu disse que podia reclinar, que estava tudo bem. Ele não acreditou em mim e não reclinou a porra da poltrona… acho que só pra levar essa humilhação até o fim.

http://bettosantos.blogspot.com

Obs: Imagem enviada pelo autor

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]