São Miguel está à direita do Altíssimo. Ele cuida do altar e leva nossas ofertas ao trono de Deus. Nas imagens vemos o Anjo armado de espada, combatendo o dragão, ou então com a balança na mão, pesando as almas no dia do juízo. Outras vezes, ele está com o Livro da Vida, onde estão escritos os nossos atos. Ele é protetor contra os poderes das trevas e porta-estandarte de Cristo.

Para falar de São Miguel, devemos começar pela origem do universo, quando só existia o reino da Luz. As primeiras criaturas eram os anjos, que Deus quis como ajudantes na obra da criação. Dentre eles se destacavam sete seres espirituais que dia e noite contemplavam a face de Deus. O chefe destes anjos da Luz era Lúcifer, cheio de poder e esplendor, e mão direita de Deus, chamado PRINCÍPE DESTE MUNDO.

A estes seus ministros Deus confidenciou o plano da criação dizendo: “No meio das criaturas, o ser humano terá um lugar de destaque, porque será a imagem e semelhança do meu próprio Filho. E tem mais: Meu Filho se tornará homem no seio de uma mulher. Quando isto acontecer, os Anjos adorarão a Deus em forma humana, e hão de servir ao ser humano por amor a Deus”.

Diante desta previsão, Lúcifer se revoltou contra Deus, dizendo: “Se for assim, eu já não sirvo a Deus! Não me curvo diante dos mortais”. Lúcifer começou a odiar a humanidade, desobedecendo a Deus, e levou um terço dos anjos para o mesmo precipício.

Mas não tardou o julgamento. Na hora da luta apareceu Miguel e gritou pela imensidão do Universo: “QUEM É COMO DEUS?!” Com este grito, os outros anjos se decidiram, ficaram com Miguel e reconheceram: “Quem somos nós para achar ruim o que Deus resolveu fazer?” A luta no céu demorou três dias. Não foi com espada nem com lança. Foi pelo grito que ecoava em dois coros: De um lado gritava Lúcifer com seu exército: “Não vou mais servir.” Do outro lado respondia Miguel com a multidão que o seguia: “Quem é como Deus?” No fim dos três dias, os anjos da revolta foram expulsos do reino da Luz, porque já não havia lugar para eles.

Lúcifer perdeu suas insígnias e foi chamado Satanás que quer dizer: Obstruidor. Caiu do céu como um relâmpago, e apagou-se a sua luz. Os anjos obedientes se juntaram com Miguel, cheios de alegria, e o Arcanjo foi posto como Príncipe. Deus, porém, chamou o ser humano para ficar no lugar dos anjos revoltosos. Pelo seu amor a Deus, ele é chamado a igualar-se aos anjos e a substituir o número dos decaídos. Satanás, porém, como dragão e sedutor, faz tudo para obstruir a caminhada da humanidade. Nesta luta que ainda permanece, Deus pôs ao lado dos homens os anjos da guarda como ajudantes e companheiros.

No final, Satanás vai levar para junto de si todos aqueles que se fizeram inimigos de Deus. E São Miguel vai conduzir em cortejo festivo todos aqueles que lutaram por Deus.

MENSAGEM DE SÃO MIGUEL
A grandeza de Deus é que se abaixa aos humildes.
Lúcifer não quer se misturar com os pequenos.
O anjo é um ser espiritual
que não é limitado por tempo e espaço
e que voa por cima da dificuldades terrestres.
O ser humano tem as duas coisas;
A semelhança divina e a fraqueza da carne.
Ele é mistura de grandeza e pequenez.
É por este ser humano que Deus tem paixão.
Deus quer se tornar carne humana,
Mas Lúcifer não quer acompanhar.
Eu não quero servir. Não vou me rebaixar.
Não vou sujar as mãos. Não converso com caboclo.
Não vou perder minha categoria.
São estes os seus pensamentos que ainda estão pelo mundo.
Lúcifer é o orgulho que não quer ouvir.
Miguel é a obediência que escuta a Deus.
A luta é do orgulho contra a obediência.
Lúcifer se apegou ao seu esplendor
e acabou virando um carvão apagado.
A luta no céu, na realidade divina,
esta luta Lúcifer já perdeu.
Aqui na terra, Satanás ainda se bate
e arranja algum cartaz,
alguma vitória que dura uns dias.
Mas ele já perdeu tudo.
Quando falou: “Não quero servir!”,
ele falou a pura verdade. Não quer mesmo.
Hoje ele deu para mentir.
Diz que vai servir ao povo,
mas é louco quem acredita.
Diz que gosta do pobre,
mas é só para explorar.
São Miguel tem razão: ”Quem é como Deus?”
Quem vem aí querendo ser dono do mundo,
abarcando léguas e léguas de terra?
Quem é como Deus? Quem vem aí como supremo juiz,
como se tivesse direito sobre vida e morte,

(Esta meditação foi escrita em tempo de campanha eleitoral)

Obs: O autor é Frade Franciscano, nasceu na Alemanha em 1940.
Chegou ao Brasil como missionário em 1964. Depois de completar os estudos em Petrópolis atuou no Piaui e no Maranhão. Exerceu trabalhos pastorais nos anos 80 em meio a conflitos de terra. Desde 1995 vive em Teresina no RETIRO SÃO FRANCISCO onde orienta pessoas na busca da vida espiritual.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]