www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

A Campanha da Fraternidade dos Bispos do Brasil, nesta Quaresma, vem lembrar a todos os cristãos que é ser fraterno respeitar o meio ambiente e preservar aquilo que os técnicos chamam de biomas. O tema está assim apresentado: “Fraternidade, biomas brasileiros e defesa da vida.” O lema é: “Cultivar e guardar a criação.”

No Brasil há seis biomas, cada vez mais destruídos pela ação do homem, chamado civilizado. São eles: a mata atlântica, a caatinga, o cerrado, os pampas, o pantanal e a mata amazônica. Cada um numa área específica: a mata atlântica em todo o litoral, a caatinga no interior do Nordeste, o cerrado no centro do país, onde está nossa Capital, o pampa no Sul, o pantanal na região do Mato Grosso e a mata amazônica na Amazônia.

A urbanização e a expansão das atividades agropecuárias têm provocado um impacto destruidor sobre os biomas brasileiros, cada vez mais expressivo, iniciado com a colonização. O litoral do nosso Nordeste estava todo ele localizado na mata atlântica e o interior, na caatinga.

O gerente do Jardim Botânico do Recife declarou na imprensa que esta parceria com a Igreja é muito importante. Explicou ele: “Traz outras pessoas para a realidade da conservação de nossa natureza. Aqui, no Jardim Botânico, fauna e flora estão em um ambiente controlado, muito bem conservadas, mas precisamos das pessoas, porque só se conserva o que se conhece e se ama.” Este exemplo do Jardim Botânico do Recife é modelo e estímulo, a que outros Estados façam o mesmo.

O Papa Francisco, em sua tradicional mensagem ao povo brasileiro por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade no início da Quaresma, afirmou que deve haver relação respeitosa com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos. E acrescentou: “Este é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque a degradação do ambiente é sempre acompanhada pelas injustiças sociais. O desafio global pela preservação, pelo qual passa hoje toda a humanidade, exige o envolvimento de cada pessoa com a comunidade. Os povos originários de cada bioma, ou que tradicionalmente neles vivem, oferecem exemplo claro de como a convivência com a criação deve ser respeitosa.”

O presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, deu exemplos práticos de como cada cristão, espontaneamente, pode realizar mudanças em seu padrão de consumo caseiro, como o cuidado com a água, de beber e de uso higiênico, e com o lixo doméstico.

Tudo isso faz parte da caminhada quaresmal da Campanha da Fraternidade.

Obs: O autor é arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]