Frei Adolfo Temme 15 de setembro de 2018

Em meio a três religiões: Judaísmo, Islam e Cristianismo, qual é a verdadeira?

Esta é a pergunta que o Sultão Saladim fez ao judeu Nathan. Complicado! A resposta pode custar a cabeça. Como é que pode se sair? O Sábio inventa uma fábula, e o Sultão começa a viajar dentro dela.

Havia um homem no Oriente que possuía um anel de inestimável valor. E esta jóia estava ornada com um Opala que brilhava em mil cores. O anel tinha a força misteriosa de tornar agradável diante de Deus e dos homens aquele que era seu portador. Dizia o dono: Este tesouro tem que ficar na família por todas as gerações! – Antes de morrer deu o anel ao filho predileto com estas palavras: Tu irás deixá-lo ao teu filho mais amado! – Assim o anel passou de geração em geração, até que parou na mão de um pai com três filhos que não sabia a quem amava mais. Em horas de fraqueza, ele já havia prometido o anel a cada um dos seus filhos, e cada qual acreditava ser ele o preferido. O que fazer agora? Só uma astúcia para sair do embaraço. Ele mandou fazer duas cópias com muita perfeição. Não dava para saber qual era o legítimo. Cada um dos filhos, escondido dos outros dois, recebe um anel, e cada um está convicto de possuir a herança do pai. Quando os três descobrem que há três aneis, e só um pode ser o verdadeiro, surge a briga: o legítimo é meu! – Cada um espera que o verdadeiro se mostre por um sinal, mas este sinal não aparece.

Não sabendo o que fazer, os irmãos recorrem a um juiz, e este decide o seguinte: “Cada um permaneça na fé de possuir o verdadeiro anel e todos três entrem na santa disputa pelo amor incorruptível e desprendido, para provar que a preferência do Pai está do seu lado. E se um dia a força do verdadeiro anel se mostrar nos filhos dos filhos dos vossos tatara-netos, eu vos convidarei de novo com mil anos, e outro mais sábio do que eu vai dar a sentença”.

Gotthold Ephraim Lessing

Pergunta que já deu guerra:
Qual é a verdadeira Religião?
O Sultão cobra resposta e já sabe qual é.
O Judeu tem o que defender.
Mas não é louco para discutir.
Resposta daqui a mil anos!
A cabeça está fora do laço da corda.
Disputa sim!
Mas não pelo mais inteligente
nem pelo mais forte
nem pelo mais venturoso
e sim, pelo que mais ama.
O último será o primeiro.
Saladim que odiava o judeu
pediu para ele ser amigo dele.

Tradução e interpretação Frei Adolfo Temme

Obs: O autor é Frade Franciscano, nasceu na Alemanha em 1940.
Chegou ao Brasil como missionário em 1964. Depois de completar os estudos em Petrópolis atuou no Piaui e no Maranhão. Exerceu trabalhos pastorais nos anos 80 em meio a conflitos de terra. Desde 1995 vive em Teresina no RETIRO SÃO FRANCISCO onde orienta pessoas na busca da vida espiritual.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]