[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Tenho ouvido algumas afirmações que podem ser traduzidas hoje diante a realidade que vivemos no Brasil e aqui no Oeste do Pará. Um diz, Se Deus é por nós, quem será contra nós? Outra afirma – Deus ajuda a quem madruga. E uma terceira diz – Fé sem obras é morta. Como interpretar essas afirmações? Vivemos uma conjuntura nacional e aqui entre nós, muito dura e sofrida, até parece sem saída boa para os pobres. São 13 milhões de trabalhadores desempregados, seis de cada dez crianças e adolescentes estão vivendo quase na miséria; o SUS não atende mais os pacientes como antes e assim por diante. Como mudar essa situação que 15 anos atrás era bem melhor?

É verdade que Deus sempre está conosco, mas ele não resolverá nossos graves problemas de cima para baixo. Nós somos os braços e a força de Deus. Ele nos deu inteligência, fé, vontade e capacidade de sermos solidários com os outros. Portanto a grave conjuntura que estamos vivendo, somos nós que com a força de Deus, temos de enfrentar e mudar. Isso deve ser assunto para ser pensado e agido no grupo de encontro e de oração, no movimento popular, nas celebrações nas igrejas. Deus ajuda a quem madruga.

Outro momento bem oportuno para avançarmos a mudança será no dia 7 de outubro, dia das eleições. O Papa Francisco outro dia, afirmou que participar da política é um dever moral de todo cristão. Uma forma de fazer isso é escolher bem seis candidatos no dia das eleições. Certamente você diz, mas como encontrar seis candidatos dignos de nossos votos? Realmente não está fácil, mas isso não justifica ficarmos de braços cruzados, sem procurar saber. É verdade que há muito joio e pouco trigo, mas há sim algum trigo que precisamos achar.

O que um cristão não pode fazer, é votar nulo, votar em branco ou deixar de votar, pois assim estaremos dando vez aos oportunistas e o ficha suja serem reeleitos, compreende? Quem é ficha limpa, quem tem vida comprometida com nossos direitos, com a defesa do Tapajós, do amazonas e das áreas de proteção ambiental de Alter do Chão, do Aramanaí, esses podem ser ficha limpa. E quem não pode ter nossos votos? Todo candidato que apoiou e apoia a ditadura de Michel Temer, quem apoia construção de portos graneleiros da EMBRAPS e de Porto Novo em Belterra, quem já ocupou cargo de vereador, deputado ou governador e pouco ou nada fez pela melhoria de vida dos pobres, todos esses não podem mais receber nossos votos.

Portanto, não espere que Deus venha soprar em seu ouvido em quem votar. Ele ilumina você e eu para procurarmos investigar e saber escolher os que poderão ajudar a mudar esta triste situação que vive a maioria dos brasileiros. Pode acontecer que um candidato “não é carne nem é peixe”, como diz o ditado, até parece bonzinho, mas se ele pertence ao um partido que apoia Michel Temer e se calou até agora diante da triste situação de desemprego, falta de assistência do SUS, e nada reagiu com esses projetos de portos e hidroelétricas em Belo Monte e Tapajós, não se fie nele, fora com ele.

É isso que a Bíblia quer dizer que a fé sem obras é morta. Então, mãos à obra, ainda faltam 43 dias até o dia das eleições, procure achar as agulhas no meio das palhas secas. E Deus nos ilumine.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]