[email protected]

DOMINGO DO SURDO-MUDO
Marcos 7,31-37

O pior surdo é aquele que não quer ouvir”.

Nosso encontro, hoje, com o Messias, o Cristo ressuscitado, é uma oportunidade ímpar de nos deixarmos questionar sobre nossa capacidade efetiva de diálogo e comunhão, de escuta dos demais e de abertura para uma verdade maior que nossas convicções ou preconceitos, num mundo de tantas diferenças, tradições, culturas, ideologias e opções.

Nossa pressa em julgar e descartar, a facilidade com que discriminamos e excluímos pessoas e grupos, em nome de nossos princípios ou conveniências, não só nos impedem de crescer com as experiências e valores dos outros, como deixam tanta gente na solidão, no abandono, sem oportunidade de participar do convívio e da construção do bem comum.

E isso acontece em todas as instâncias:
– da vida em família e entre vizinhos à vida sindical, política e religiosa…
– dos grupos étnicos locais à relação entre nações…
Tanta gente, quem sabe, começando por nós aqui, precisaria dar-se conta da própria surdez e dos males que daí decorrem!…
Quanta gente precisaria ouvir aquele enérgico “Abre-te!”, da boca de Jesus.

A partir de então, o “canto novo” brotaria de corações novos, alargados e enriquecidos pela abertura para com os diferentes e a comunhão com tantos irmãos e irmãs que só estavam à sua espera.

Sexta-feira passada, por sinal, “1ª. Sexta-feira do mês”, 7 de Setembro, data magna da nação brasileira, DIA DA INDEPENDÊNCIA! Terão ouvido o GRITO DOS EXCLUÍDOS E EXCLUÍDAS, os/as que estão se candidatando a algum mandato no Executivo ou no Legislativo dos Estados e da Federação?… Pelo menos os “devotos do Coração de Jesus” estiveram sintonizados com as prioridades do Mestre, gritando, com todos os homens e mulheres deste país, que “têm fome e sede da justiça”, contra toda DESIGUALDADE, que tem gerado tanta VIOLÊNCIA neste país?…

………………………………..

Setembro: MÊS DA BÍBLIA! Vamos estudar o LIVRO DA SABEDORIA. E quanto a gente precisa de escutar os conselhos dos “mais velhos” de ontem e de hoje!… Sintonizar com sabedoria dos que viveram mais e aprenderam muito no livro da Vida, é o que vamos fazer ao longo deste mês.

Obs: Reginaldo Veloso de Araújo é Presbítero das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, no Morro da Conceição e Adjacências, Recife-PE. 
Compositor litúrgico, com diversos CDs gravados pela COMEP/Paulinas e pela PAULUS
Assistente adjunto do Movimento de Trabalhadores Cristãos – MTC-NE2
Assessor pedagógico do Movimento de Adolescente e crianças – MAC e do PROAC
Membro da Equipe de Reflexão sobre Música Litúrgica do Setor de Liturgia da CNBB
Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – PUG (Roma, 1962)
Mestrado em História da Igreja, pela PUG (Roma, 1965)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]