[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Estive pensando sobre o que compartilhar com você, ouvinte, algo que possa ajudar a formação de sua consciência cidadã. Afinal estamos em um tempo tão complicado no país e em nossa região. São tempos de incertezas, com tantos desempregados, com eleições nacionais dentro de mais quatro semanas e todos nós eleitores sendo obrigados a comparecer diante das urnas para depositar seis votos. Passando por várias comunidades na cidade e no interior o que observo é a falta de informações verdadeiras sobre a política. As propagandas eleitorais no rádio e televisão, não ajudam quase nada, todos os candidatos fazem promessas e pedem votos. Como confiar?

Então, me chamou a atenção o evangelho que é proclamado hoje em muitas comunidades. Dois fatos chamam nossa atenção. Um, em que Jesus cura um surdo mudo, de modo tão simples, com barro e cuspe. Bastou a confiança do surdo que logo começou a escutar. Outro fato foi a grande surpresa dos que estavam ali perto e viram a cura acontecer. Exclamaram, Mas que coisa maravilhosa, ele faz os surdos ouvirem e os cegos verem! Então liguei os dois momentos, o de Jesus na beira do lago e nossa situação hoje. Dá pra se sentir que hoje há milhares de surdos e mudos querendo ver e escutar, também sobre a forma correta de escolher seis pessoas honestas, competentes e comprometidas com as necessidades dos pobres de Santarém, Mojuí, Belterra, oeste do Pará e do Brasil todo. Como vamos curar a nós mesmos e os outros nestes dias de escuridão política?

Não sou Jesus, mas como seu discípulos ele nos deu poder de curar enfermos e expulsar demônios. Ora, temos que identificar os demônios que prometem, prometem e depois de eleitos já enganaram os pobres antes. Daí que você e eu precisamos pesquisar bem, escutar pessoas que a gente confia para escolher um candidato a presidente, dois candidatos a senadores, um candidato a governador do Pará, um deputado federal e um estadual. Destampando nossos ouvidos para não ser enganados, precisamos também curar nossos olhos se ainda estão cegos. Como?

Olhando o passado dos candidatos. Aqueles que sempre foram a favor do governo Michel Temer que já prejudicou tanto os trabalhadores, os jovens e os pobres, esses não podem ser nossos candidatos; aqueles que se calaram quando o governo pretende destruir o rio Tapajós com portos de exportação de soja e milho, como também construir hidroelétricas, esses candidatos não podem receber nossos votos. Os candidatos que aparecem agora arranjando dinheiro para um projeto aqui, outro ali, mas antes não preocupavam cm nossos problemas, não podem ser votados por nós. Aqueles candidatos que são processados por corrupção também não podem ser nossos apoiados. Você poderá dizer, mas então quem sobre e merece?

Aí está o desafio, é preciso procurar agulhas no palheiro. Eu já identifiquei cinco candidatos que terão meus votos. Assim você também precisa se interessar de achar seis que merecem sua confiança e seus votos. Jesus curou o surdo de modo simples, sem barulho. Nós também podemos curar surdos e cegos no dia sete de outubro. Deus nos ilumine e não nos deixe pecar por omissão.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]