Allons ! Enfants de la Patrie! Le jour de gloire est arrivé! Contre nous de la tyrannie, L`étandart sanglant est leve (bis) Entendez-vous das la campagnes Mugie ces féroces soldats ? Ils est viennent jusque dans vos bras Égorger vos fils, vos compagnes”

A França novamente está em festa para comemorar a Queda da Bastilha. O grito de “Liberté, Egalité et Fraternité” mostra ao mundo a força e o poder dessa Nação. A majestosa Champs Elysées, engalanada com as cores “bleu, blanc, rouge” transforma-se num belo e colorido painel com o desfile dos soldados em roupas de gala. As comemorações começam pela manhã e vão até a noite. Na Praça da Bastilha, uma multidão de diversas nacionalidades canta e dança numa contagiante alegria. Neste ano os franceses somam nas festas do seu dia nacional a conquista do socialista François Hollande para governar este charmoso país. Que mude o tempo e a situação! À noite, milhares de pessoas numa euforia sem par, assistem ao espocar dos fogos de artifício que iluminam os céus de Paris: ponto máximo dos festejos. No meio dessa alegria, lembro das belas e requintadas recepções oferecidas no passado pelo Consulado Geral da França no Recife, sempre prestigiado com a presença do Governador e demais autoridades civis e militares, escritores, artistas, professores de francês e a nata da sociedade pernambucana, onde se destacavam o brilho e a elegância. Saborosos queijos, vinhos e champanhe nos transportavam à França, onde o “savoir-faire” é um estado de espírito. Um encontro de francófilos numa corrente de afeto quando numa só voz cantavam a Marselhesa. Ah! Que saudades! Que neste “14 Juillet”, pernambucanos e franceses continuem juntos fortalecendo nossos laços de amizade. Recife ou Paris, tanto faz. O que importa é a união de todos os amigos. Viva a França! Viva a paixão pelo vinho e por Paris!

[email protected]
http://www.blogdeinamlo.blogspot.com.br/
http://meloina.blogspot.com.br/
http://www.inamelo.blogspot.com.br/

Obs: Imagens enviadas pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]