https://www.facebook.com/DiocesedeCratoCE/

Filho de Geraldo Braga de Oliveira e Rita Pastana de Oliveira, nascido na vila de Boim, município de Santarém- PA, tenho 61 anos de vida, dos quais 34, dedicados ao serviço do povo de Deus, através dos Ministérios diaconal, presbiteral e episcopal. Fui ordenado bispo de Imperatriz, no Maranhão, em 28 de outubro de 2005. No dia 18 de maio fui nomeado bispo coadjutor de Crato, e aqui cheguei em julho de 2016, assumindo como bispo diocesano em dezembro do mesmo ano.

Aqui tenho partilhado as alegrias de um povo cheio de muita fé e devoção, que conta com grandes testemunhos de entrega e amor à Igreja, como o padre Cicero Romão e a menina Benigna Cardoso. É uma região muito especial. Vejo que, como o verde emanado da chapada do Araripe, a esperança dessa gente é renovada em cada amanhecer.

Logo que cheguei, visitei todos os padres e as paróquias presente nos 32 municípios que compõem a diocese. Iniciamos um diálogo fraterno, orante e participativo, buscando compreender os sinais de Deus presentes na realidade pessoal e social da vida do povo, bem como responder a esses sinais com nossa atuação pastoral assumida em nosso plano diocesano.

Recordo o encontro com os senhores prefeitos das cidades que compõem o nosso território diocesano, ocorrido em novembro de 2016, ocasião para conhecer e refletir sobre as propostas de trabalho da gestão de cada um, ao mesmo tempo em que pudemos, a partir de nossa atuação eclesial, oferecer sugestões e ver possibilidades de parcerias na busca de soluções para os desafios que se apresentavam, tendo em vista, sempre o bem-estar do nosso povo.

Nesse sentido, meu grande desejo, e que, cada vez mais, os leigos assumam a sua missão de batizados, contribuindo com nossa ação pastoral e evangelizadora. Por isso tenho reforçado a necessidade e a importância da formação e funcionamento dos conselhos pastorais paroquiais e comunitários

Atenção especial tenho para com os nossos jovens. Quando vou às paróquias ministrar o Sacramento da Crisma, oportunidade em que converso com eles pessoalmente, procuro reforçar essa necessidade de seu protagonismo, de não se deixarem levar pelo vazio que o mundo oferece, mas buscarem o engajamento comunitário, sempre auxiliados pelo Dom do Espírito Santo que eles recebem no sacramento.

E, assim, dia após dia, nos encontros com o povo, nas visitas às paróquias e comunidades, nas mais diversas celebrações, procuro vivenciar o lema que escolhi para o ministério episcopal: “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”. Acredito que para o Reino de Deus acontecer temos que ir ao encontro, dialogar, estar com o povo, sentir o povo e contribuir para conscientização do papel de cada um como discípulo e missionário de Jesus Cristo e do seu Reino.

O autor é Bispo Diocesano de Crato.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposioDesenhos

Srie "Natureza"

Srie Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Srie "Detalhes"

Srie "MoradaImprovisada"

Srie Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Srie Flores

Srie Flores

Esporte na Colnia

Srie Natureza 01

Srie Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomerao...

Porto florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunio privada...

Espaos ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergncia II

Convergncia I