https://www.facebook.com/DiocesedeCratoCE/

Filho de Geraldo Braga de Oliveira e Rita Pastana de Oliveira, nascido na vila de Boim, município de Santarém- PA, tenho 61 anos de vida, dos quais 34, dedicados ao serviço do povo de Deus, através dos Ministérios diaconal, presbiteral e episcopal. Fui ordenado bispo de Imperatriz, no Maranhão, em 28 de outubro de 2005. No dia 18 de maio fui nomeado bispo coadjutor de Crato, e aqui cheguei em julho de 2016, assumindo como bispo diocesano em dezembro do mesmo ano.

Aqui tenho partilhado as alegrias de um povo cheio de muita fé e devoção, que conta com grandes testemunhos de entrega e amor à Igreja, como o padre Cicero Romão e a menina Benigna Cardoso. É uma região muito especial. Vejo que, como o verde emanado da chapada do Araripe, a esperança dessa gente é renovada em cada amanhecer.

Logo que cheguei, visitei todos os padres e as paróquias presente nos 32 municípios que compõem a diocese. Iniciamos um diálogo fraterno, orante e participativo, buscando compreender os sinais de Deus presentes na realidade pessoal e social da vida do povo, bem como responder a esses sinais com nossa atuação pastoral assumida em nosso plano diocesano.

Recordo o encontro com os senhores prefeitos das cidades que compõem o nosso território diocesano, ocorrido em novembro de 2016, ocasião para conhecer e refletir sobre as propostas de trabalho da gestão de cada um, ao mesmo tempo em que pudemos, a partir de nossa atuação eclesial, oferecer sugestões e ver possibilidades de parcerias na busca de soluções para os desafios que se apresentavam, tendo em vista, sempre o bem-estar do nosso povo.

Nesse sentido, meu grande desejo, e que, cada vez mais, os leigos assumam a sua missão de batizados, contribuindo com nossa ação pastoral e evangelizadora. Por isso tenho reforçado a necessidade e a importância da formação e funcionamento dos conselhos pastorais paroquiais e comunitários

Atenção especial tenho para com os nossos jovens. Quando vou às paróquias ministrar o Sacramento da Crisma, oportunidade em que converso com eles pessoalmente, procuro reforçar essa necessidade de seu protagonismo, de não se deixarem levar pelo vazio que o mundo oferece, mas buscarem o engajamento comunitário, sempre auxiliados pelo Dom do Espírito Santo que eles recebem no sacramento.

E, assim, dia após dia, nos encontros com o povo, nas visitas às paróquias e comunidades, nas mais diversas celebrações, procuro vivenciar o lema que escolhi para o ministério episcopal: “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”. Acredito que para o Reino de Deus acontecer temos que ir ao encontro, dialogar, estar com o povo, sentir o povo e contribuir para conscientização do papel de cada um como discípulo e missionário de Jesus Cristo e do seu Reino.

O autor é Bispo Diocesano de Crato.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]