A comunicação empresarial pode ser considerada como um dos principais pontos de apoio e suporte para o progresso das organizações. Ao contrário do que muitos pensam, elaborar e executar uma boa e eficiente comunicação empresarial nem sempre é uma tarefa fácil, pois essa forma de comunicar vai muito além de murais de avisos e notas nos jornais.
Graças à popularização da internet, as formas de comunicar tornaram-se mais eficientes e assertivas, principalmente a empresarial. Mesmo assim, empresas aplicam idéias e formatos errôneos no momento de repassar informações para seu público interno e externo.
Em poucos minutos e alguns cliques é possível transmitir uma mensagem em nível mundial, portanto é de extrema importância a elaboração de mensagens eficientes, chamativas e singulares, a fim de se destacar perante uma vasta concorrência já existente.
Uma comunicação empresarial se torna eficaz quando se inicia internamente, pois nada adianta posicionar-se de forma sublime externamente se os colaboradores da empresa estão desmotivados e não trabalham em prol do sucesso.
O caminho para o triunfo é investir, primeiramente, na comunicação interna, apresentando os resultados para a equipe, prezando sempre pela transparência das informações, valorizando o trabalho conjunto e mantendo o hábito de pedir e ouvir sugestões vindas dos colaboradores. Uma equipe bem informada e valorizada não abre espaços para rumores e teorias equivocadas. O grande poder da comunicação empresarial é a capacidade de formar laços e construir um sentimento de pertencimento. E aí!? Sua empresa tem evoluído neste quesito?
Obs: O autor é Internacionalista, Uberlândia-MG