([email protected])

No Evangelho, Jesus nos ensina que “só Deus é bom” (Mateus 19:17) e que só a Ele devemos chamar de “Pai” (Na terra, não chamem a ninguém Pai, pois um só é o Pai de vocês, aquele que está no céu. Mateus 23:9).

Ao pensar na mensagem ou homenagem que poderia transmitir aos pais neste seu dia, fui buscar as ocorrências do termo “pai” na Bíblia Sagrada. Com a ajuda da chave bíblica (da SBB – Sociedade Bíblica do Brasil, considerando que os protestantes rejeitam os Livros de Tobias, da Sabedoria e do Eclesiástico, entre outros considerados por eles como não-canônicos), encontrei 164 ocorrências do termo “pai”, que poderiam ser bem mais se considerássemos os livros citados acima. Portanto, são centenas de ocorrências e, grande parte delas, se referem a Deus, principalmente nos profetas e em Jesus, nos Evangelhos. A maior parte das ocorrências, nos livros sapienciais, quando se refere ao “pai” terreno, é para dizer como os filhos devem se relacionar com os pais, sempre à luz do quarto mandamento: Honre seu pai e sua mãe, como o Senhor seu Deus lhe ordenou, para que sua vida se prolongue e tudo corra bem para você na terra que o Senhor seu Deus agora lhe dá. (Deuteronômio 5:16). Destaca-se portanto, a importância do amor, do respeito, da obediência, dos cuidados, da ternura e do carinho para com os pais. Enfim, do cumprimento do mandamento de “honrar pai e mãe”, com todas as suas consequências benéficas (fonte de bênçãos).

Ao pensar na figura paterna, em nossos dias, poderíamos nos preocupar, justamente, sobre as responsabilidades do pai, da paternidade, de sua missão diante dos filhos gerados; da família constituída para amparar e formar as pessoas, da corresponsabilidade na criação e educação dos filhos, etc. à luz da Palavra de Deus – ou do plano de Deus – como cremos nós os cristãos. E a Palavra de Deus, nas mesmas orientações que dá aos filhos, também norteia a missão dos genitores. Afinal, os mandamentos de Deus não se resumem ao quarto mandamento. São um conjunto – um todo – que se destina a orientar os filhos de Deus a viverem o Amor perfeito e completo, como nos ensina Jesus no Evangelho. A Palavra de Deus será a luz que ilumina e orienta os passos dos pais na formação e educação de seus filhos. Como expressa o salmista: Com teus preceitos, sou capaz de discernir e detestar qualquer caminho mau. Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho. (Salmo 119: 104-105). Assim, que a Palavra de Deus seja a fonte, onde os pais bebem a sabedoria e o discernimento para viver, segundo o plano de Deus, sua missão de formar famílias que sejam instrumentos de humanização. Sementeiras de seres humanos bons, segundo o coração do Pai do Céu, que é o único Bom e o Sumo Bem!

Queridos pais, vejam como sua missão é tão sublime e tão importante! Vocês são responsáveis para fazer de suas famílias lugares onde as pessoas vivem o amor, sentindo-se amadas de verdade por vocês, façam a experiência concreta de serem amadas por Deus, como Pai celeste – “papai do céu” – como devemos aprender desde a mais tenra infância. De nossa experiência de ser amados pelo nosso pai terreno, somos conduzidos à experiência de nos sentirmos verdadeiramente filhos e filhas de Deus! Você é meu filho muito amado, minha filha muito amada. Em você ponho todo o meu bem-querer! (cfr. Mateus 3:16; Marcos 1:11 e Lucas 3:22).

Queridos pais, apesar de seus condicionamentos humanos, de seus limites e fragilidades humanas, sejam para seus filhos e para suas famílias reflexo do amor de Deus, que é Pai e que é Bom! Filhos e filhas, amem seus pais e sejam gratos por tudo o que eles significam para vocês e tudo o que fizeram e são capazes de fazer por vocês! Amadureçamos todos na experiência de Deus como Pai amoroso.
FELIZ DIA DOS PAIS!
12 de agosto de 2018.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]