www.dedvaldo.blogspot.com.br
domedvaldo4993@gmail.com

A conhecida sigla CNBB designa “Conferência Nacional dos Bispos do Brasil” que, conforme o seu estatuto canônico, “congrega os Bispos da Igreja Católica no país (…) para melhor promover a vida eclesial (art. 1º).” A Conferência, diz o Direito Canônico (cânon 455) pode baixar decretos gerais, que obrigam a todos os bispos membros, em três casos: ou quando recebe para isso mandato especial da Santa Sé (Roma), ou quando é a pedido da própria Conferência ou quando o direito canônico delega esse poder a cada Conferência nacional. E há no direito algumas determinações que cada Conferência deve fixar, com força de lei, conforme os costumes do país, tais como: o traje clerical, as festas de preceito, o rito da celebração dos sacramentos, a aprovação dos livros litúrgicos na língua do país e semelhantes. Fora desses casos, bem definidos pelo direito, cada Bispo diocesano responde por seus atos no pastoreio da diocese unicamente à Sé Apostólica (Roma). E qualquer decreto, fora dos três casos previstos pelo direito, mesmo aprovado em assembléia geral, deixa livre cada bispo diocesano no exercício de seu múnus pastoral.

Isso não quer dizer que a Conferência dos Bispos não preste precioso e imprescindível serviço às dioceses, sobretudo às mais carentes, que na sua ação pastoral contam com seu apoio e subsídios. Mas a Conferência dos Bispos é sobretudo o órgão da união do episcopado e se apresenta diante do país e do povo como expressão concreta da colegialidade episcopal.

A nossa CNBB certamente representou a voz do povo durante o regime militar e defendeu como pôde os oprimidos e injustiçados, as vítimas das torturas e dos porões policiais. Já no governo de Fernando Henrique Cardoso, o presidente que endireitou o Brasil e resolveu o caos econômico em que vivíamos, a CNBB combatia muito o chamado “neo-liberalismo” e exultou com a ascensão à Presidência de seu sucessor.

Agora, no regime de sua afilhada, que parece está mostrando a que veio, o boletim semanal da CNBB de 10 de dezembro, nº 48, traz em primeira página a manchete CNBB PUBLICA NOTAS OFICIAIS DE ALERTA SOBRE FATOS E REALIDADES PREOCUPANTES NO BRASIL.

As notas são: 1) sobre indígenas, na defesa de seus direitos constitucionais para demarcação e homologação de suas terras ancestrais (que são maiores de que muitos estados brasileiros); 2) sobre o tratamento, no repasse de verbas às sociedades civis, de cujo tratamento a CNBB se queixa de que não podem ser igualadas a outras, aquelas “que são o rosto de nossa Igreja”; (acho difícil para um estado laico tratar diferentemente organizações sociais com rosto de qualquer igreja); 3) uso indevido de termos fora da Igreja católica como, “bispo”, “vigário”, “paróquia”, “padre”, “frei” etc – disse o presidente, Cardeal Damasceno, que tal uso confunde nossos fiéis menos informados; a 4ª nota expressa preocupação sobre o projeto do Código Florestal que, diz a CNBB, “não representa equilíbrio entre conservação e produção, mas uma clara opção por um modelo de desenvolvimento que desrespeita limites da ação humana”.

Infelizmente, não faltará mais uma vez, na mídia nacional, quem negue à CNBB competência para se pronunciar sobre alguns desses assuntos… (28.12.11)

Obs: O autor é arcebispo emérito de Maceió.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposioDesenhos

Srie "Natureza"

Srie Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Srie "Detalhes"

Srie "MoradaImprovisada"

Srie Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Srie Flores

Srie Flores

Esporte na Colnia

Srie Natureza 01

Srie Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomerao...

Porto florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunio privada...

Espaos ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergncia II

Convergncia I