[email protected]
https://www.facebook.com/monique.becher.9

Sempre sonhei em ensinar e levar alegria a todos para que a vida se tornasse mais leve , humana e companheira de nós mesmos .
Lia e leio muito . A cada descoberta , sinto que devo continuar nesta caminhada de otimismo , pois sei muito pouco diante do que a vida nos apresenta .
Meu sonho é tornar o difícil fácil , o que não é muito fácil , porém não desisto . Insisto . Persisto . Assim , na minha trajetória profissional , decidi criar técnicas nas quais os sentimentos tais que o amor , a amizade , o encantamento , o carinho, a paixão e a parceria estivessem presentes .
Deslumbrados , mesmo com todas as adversidades , nós nos questionamos e entramos em “ crise “ , que é a busca de uma solução . Todos estamos envolvidos , há uma parceria e o ensino- aprendizagem , no seu ir e vir , conduz- nos a uma reflexão do ontem , a uma análise do hoje e a uma expectativa do amanhã .
Eu sou a professora que foi a aluna de ontem e ainda o é , aprendendo com seus alunos . Nós somos um uníssono , uma gangorra . Nestas posições ganhamos e perdemos , mas sempre aprendemos e mais ainda com o lúdico . O sorrir é dar à alma vida . É a metamorfose da alma . É a sabedoria do viver , logo, é melhor rir , ser gentil , elogiar nossos alunos , minimizar seus sofrimentos que muitas vezes são bem maiores que os nossos . Devemos conquistá- los , incentivá- los , formarmos nossas parcerias , reconhecermos suas qualidades e valorizá- los nas suas mínimas atitudes . Cada um tem seu potencial . É mister que saibamos descobri- lo. Precisamos , pois , procurar conhecer o universo de cada um , sua história pessoal e realçar a importância do aprender . Apenas atingimos este objetivo , se formos amigos .
Creio que neste processo de humanização todos nós ganhamos . Tornamo- nos melhores e ajudamos nossos alunos .
Como estamos esquecidos daquelas palavrinhas mágicas : bom dia , boa tarde , boa noite , você está bem ? Como foi seu fim de
semana ? Você gostaria de conversar comigo ?
Que tal fazermos um grande círculo e, de mãos dadas , agradecermos a Deus por nossas vidas ? Vamos olhar para o colega do lado e expressar a nossa felicidade por ele estar ali ? Vamos mesmo nos abraçar para que transmitamos nossa boa energia para os outros .
Regozijo- me em poder agir assim. Sinto- me visceralmente entrelaçada a eles . Somos harmoniosos , gentis e amigos !
Minha postura sempre foi esta com pequenos e grandes grupos; primeiro e segundo graus, utilizando – me de uma nomenclatura antiga , em escolas de Recife , Curitiba e Porto Alegre. Este comportamento considerado como transformador era o amor e a paixão pelo meu fazer diário . O prazer de aprender com os colegas , com os próprios alunos , a satisfação de reconhecer a importância de cada um , as riquezas por eles apresentadas , os valores de cada um. Sempre ri e rio ainda das minhas falhas , das brincadeiras deles, das engenhosidades e , assim , desenvolvemos a alegria , o entusiamo e o prazer de aprender , elementos que constituem o tripé deste ensino – aprendizagem .
É claro que aprendi muito com suas experiências e me tornei mais feliz .
Graças a estes sentimentos , depois de aposentada , resolvi me submeter a um novo concurso e continuo aprimorando meu pensar e agir Como asseverava Mandela : “ A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. E recentemente , a jovem paquistanesa Malala , atacada pelo Taliban , reiterava este pensar : “ um aluno , um livro e uma caneta podem mudar o mundo “, logo , mesmo oprimidos , somos livres para um saber humanístico de qualidade e transformação .

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]