Num amontoado de trecos, espalhados pela calcada, velhos e sujos, dona Alaíde repousava a cabeça sobre uma boneca amputada nas pernas e nos braços. Eu ficava olhando para aquela senhora e me perguntava como podia a sua cabeça se aquietar apenas naquela região tão curta da boneca. Mas o fato é que ela dormia, e o semblante refletia um sono em paz. O corpo castigado pela idade e por tantas outras coisas que a vida lhe ofertou transparecia muito cansaço, muito. Ao lado, a cuia de queijo, toda enferrujada, continha poucas moedas, indicando que o dia não tinha sido nada rentável.

Muitos passavam por ela; alguns se espremiam com receio de tocá-la. Outras nem olhavam, tratavam-no como se fosse algo que gerasse repúdio. A cuia permanecia vazia de moedas.

Dona Alaíde prosseguia no seu sono e talvez sonhasse mesmo com realidades prazerosas, bem diferentes das vividas por ela no dia a dia. Isso era bom porque massageava a alma e servia como bálsamo para prosseguir a jornada dura, cercada de muitas dificuldades.

De repente, um cão se aproximou dela e lambeu-lhe o rosto de forma carinhosa, como se dissesse: Como vai, dona Alaíde?

Eu, do meu canto, parada no sinal, dentro do carro, esperando atravessar a rua, agradecia aquele gesto de um animal desprovido de inteligência, porque os racionais, perdoem-me, provocam-me nojo e vergonha…

Entrego a Deus os corações insensíveis…

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]