[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

No Brasil, hoje é dia de festa para moças solteiras, pois Santo Antônio tem fama de facilitar casamentos. Mas a ditadura de Michel Temer, o ilegítimo presidente não permite muita alegria no país. Ao ponto que amanhã a seleção de futebol deve fazer seu primeiro jogo na copa mundial na Rússia, mas há pouco interesse na população. Pesquisas indicam que 55% dos entrevistados não estão interessados na copa do mundo.

Mas há uma outra notícia digna de reflexão. Outro dia um advogado argentino membro de um secretariado do Vaticano, Juan Grabrois, foi até Curitiba para levar um rosário, abençoado pelo Papa Francisco, ao ex presidente Lula, no presídio. Não lhe foi permitido entrar para a visita; alegaram que não estava no dia certo. Isto gerou uma polêmica nos meios de comunicação do país. Um jornalista mais crítico perguntou: Por que a mídia não noticiou que o Papa Francisco mandou um rosário de presente ao Lula? Afinal, o Papa enviou ou não, o presente ao ex presidente em presídio?

Houve desmentidos e o próprio Vaticano se corrigiu ao informar que “Grabois definiu como inexplicável a rejeição de não ter podido se encontrar com Lula a quem queria levar um Terço abençoado pelo Papa, além das palavras do Santo Padre e discutir assuntos espirituais com o ex-chefe de Estado”. Por que então a Rede Globo ignorou a visita e o presente do Papa Francisco, a Lula da Silva?

O sistema que controla a ditadura brasileira não suporta tal fato. O jornalista Alexandre Tambelli interpretou assim: “Quando surge um Lula ou um Papa Francisco o Sistema não tem controle absoluto dos seus atos, pois, são dois líderes antissistema mais importantes do Século XXI e capazes de atingir multidões com seus carismas, inteligências e ações revolucionárias. Lula e o Papa Francisco falam em nome da coletividade, falam em nome de um mundo socioeconômico menos desigual e trabalham no caminho oposto do Capitalismo de mercado”.

Então, se O Papa enviou o presente pessoalmente ou não, não importa, mas como o sistema ditador n Brasil se preocupa com tal gesto. Daí as versões controversas.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]