www.diocesedejales.org.br

Quando expressamos nosso desejo de renovação eclesial em profundidade, facilmente lembramos a experiência de Pentecostes, vivida pelos apóstolos reunidos em cenáculo com Maria e os primeiros discípulos. E dizemos que seria necessário a Igreja passar por um novo Pentecostes.

Quem usava muito esta expressão era o Papa João 23, agora declarado santo. Ao convocar um concílio para “colocar em dia a Igreja”, afirmava que os tempos eram propícios para que acontecesse um “novo pentecostes”, que reacendesse a chama da fé e da comunhão, para experimentar a partir daí um novo impulso missionário, diante de um mondo tão necessitado da força do Espírito Santo, como temos hoje.

Para dar forma a este impulso de renovação eclesial, ele convocou o Concílio Ecumênico Vaticano Segundo. Enquanto se realizava o Concílio, parecia evidente a ação de Deus guiando sua Igreja para os caminhos da renovação.

Passado o Concílio, foram dados passos importantes, no empenho da renovação, sobretudo na liturgia e na catequese. Mas em outros assuntos, muitas resistências brecam o impulso renovador da Igreja.

Agora Deus concedeu à sua Igreja o Papa Francisco. Desde o início do seu pontificado, se mostrou muito disposto a retomar este impulso renovador, começando por desafiar a Igreja a se tornar mais próxima ao povo, a abrir suas portas, tanto para sair e ir ao encontro das pessoas de hoje, como também para acolher com bondade e misericórdia todos os que ainda procuram a Igreja.

Seja como for, a festa de Pentecostes nos anima a valorizar o novo chamado à conversão, que o Papa Francisco não se cansa de apontar e estimular.

Temos muitos motivos para invocar as luzes do Espírito Santo na festa de Pentecostes.

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I