http://institutodomhelder.blogspot.com.br
[email protected]

Meus queridos amigos

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos — Declaração que nunca será demais recordar, aprovada há 30 anos (1948), pelas Nações Unidas, inclusive pelo Brasil — o artigo 5º diz assim:

Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”. Até parece que falar contra a tortura é falar mal do Brasil. Não podemos admitir que Brasil se identifique com tortura e tortura se identifique com Brasil. O povo brasileiro é profundamente contra a tortura. Parece-nos absurdo e imbecil fazer de conta que se acredita no que é arrancado através da tortura.

Quem pode garantir o que acaba se dizendo do próprio pai e da própria mãe se a tortura está em cima da gente, exigindo que a gente diga absurdos da própria mãe ou do próprio pai? Sinto-me à vontade para levantar-me contra as torturas, porque tortura é herança maldita da Inquisição e a Inquisição é uma das mais tristes fraquezas humanas da Igreja divina do Cristo. E o que acontece em nosso País está acontecendo em vários países do mundo. Está havendo delírio quanto à necessidade de defender e salvaguardar a Segurança Nacional. Se alguém sequestra e tortura para roubar ou para obter a liberdade de companheiros de grupos ou de partidos é tido como criminoso e não falta quem pense em pena de morte para os sequestradores e torturadores. Mas se os sequestros e as torturas são feitos para a defesa da Segurança Nacional, ou com este pretexto, com esta desculpa, são casos diferentes, nem sombra de crime, defesa da Pátria.

Seria tão oportuno que o Brasil ajudasse as Nações Unidas a reestudar o problema da Segurança Nacional, sem permitir que, em nome da Segurança Nacional, viva-se um clima de insegurança pessoal! Seria tão oportuno que o Brasil ajudasse as Nações Unidas a desmoralizar, para sempre, toda e qualquer informação arrancada através de tortura! Vamos lembrar de novo o que diz o artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”. Sexta-feira, 17.11.1978

Obs: crônica escrita por Dom Helder Camara, especialmente para o seu programa UM OLHAR SOBRE A CIDADE.
.Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara
. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]