www.dedvaldo.blogspot.com.br
domedvaldo4993@gmail.com

Ser leitor, acólito, diácono, padre ou bispo são funções variadas de serviço ao povo de Deus na Igreja.

Leitor e acólito – são os chamados ministérios: a serviço da Palavra de Deus ou a serviço da Santa Missa.

O Diácono é o servidor por excelência, desde o nome, que significa exatamente “servidor” em grego, até sua instituição pelos Apóstolos no Livro dos Atos, capítulo 6. É a primeira instituição na sagrada hierarquia. Criados inicialmente para “servir às mesas” (Atos 6,2), logo se destacaram pela pregação da Palavra, notadamente Filipe e Estêvão. Este último, o primeiro mártir do testemunho cristão. Infelizmente, por séculos na Igreja, o diaconato reduziu-se a uma mera etapa no acesso ao presbiterato. Hoje, graças ao Concílio Vaticano II, temos a riqueza da restauração do Diaconato permanente. São vários seus serviços na Igreja: presidir à Celebração da Palavra na ausência do presbítero, distribuir a Santa Comunhão, levar o Santíssimo Sacramento aos doentes, participar dos conselhos pastorais da paróquia e muitos outros relevantes serviços, exercidos na Igreja sempre com o apoio do presbítero e a aprovação do Bispo diocesano.

O presbítero – palavra que significa ancião – é o segundo grau do Sacramento da Ordem. Ensina-nos S. Pedro: “Aos presbíteros (anciãos) que estão entre vós, exorto eu, presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo.” (1 Pedro, 5,1). Na antiga liturgia, na missa de S. Pio V, o sacerdote celebrante dizia aos pés do altar, antes de começar o Santo Sacrifício: “Entrarei ao altar de Deus, o Deus que alegra a minha juventude” (Sl 42). Assim, o Padre no serviço ao Povo de Deus é de todas as idades. No oração consecratória, pede o Bispo ordenante para os novos presbíteros: “Pai todo-poderoso, constituí estes vossos servos na dignidade de presbíteros; renovai em seus corações o espírito de santidade; obtenham o segundo grau da Ordem sacerdotal e sua vida seja exemplo para todos.”

Dom Bosco, em Florença, no gabinete do chefe do governo italiano, ministro Picasoli, antes de sentar-se para a audiência a que fora convocado, advertiu: “Lembre-se V. Excia que Dom Bosco é Padre no altar e no confessionário, e como é Padre em Turim também é Padre em Florença, Padre em meio aos seus jovens, Padre na casa do pobre como no palácio do Rei e dos ministros – Padre sempre e acima de tudo, Padre!” E o Santo de Turim aconselhava aos padres: “ Sacerdote, celebre a tua Missa sempre – como se fosse a primeira – como se fosse a última – como se fosse a única.”

Como o Povo de Deus deve venerar e amar os seus Padres, servidores da comunidade eclesial e ministros dos sacramentos da santificação! Como deve rezar por eles todos os dias: “Dai-nos, Senhor, os Padres de que a Igreja precisa!”

A plenitude do Sacramento da Ordem em seu grau mais elevado está no episcopado.

O Bispo ordenante, entre outras coisas, pergunta ao Eleito: “Queres, com teus colaboradores, presbíteros e diáconos, cuidar do povo de Deus com amor de Pai e dirigi-lo no caminho da salvação?” E ainda: “Queres, por amor a Deus, mostrar-te afável e misericordioso para com os pobres?” Ao que, o Bispo eleito responde: “Quero.”

A palavra grega epíscopos significa “olhar do alto”, “ser vigia”. Mas o Bispo, na verdade, é Pai e Pastor. A cruz peitoral, que usa o Papa Francisco não apresenta, como de costume, Jesus crucificado, mas o Bom Pastor com as mãos cruzadas ao peito, com as ovelhinhas que o cercam. O Bispo de Roma quer indicar, com esse símbolo diário e constante, o que seus irmãos, bispos do mundo inteiro, devem ser pelo supremo grau do Sacramento da Ordem: Pais e Pastores.

Seus Padres e seu povo são sua verdadeira riqueza e felicidade.

Obs: O autor é arcebispo emérito de Maceió.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I