Nei Alberto Pies 15 de maio de 2018

[email protected]
neipies.com

Nada democrática a sociedade que não
tolera os pensamentos divergentes e que combate
as diferentes formas de organização social que
querem praticar e viver os ideais coletivos.

As ditaduras (políticas, de consumo, religiosas, de mercado) são as maiores inimigas das palavras. As palavras sempre traduzem conceitos, que nada mais são do que o nome das coisas. Por isto mesmo, as diferentes ditaduras são extremamente hábeis em reduzir o sentido e o significado das coisas que podemos pensar.

Só a democracia nos permite alargar os horizontes das ideias que estamos construindo na história. Somente ela é capaz de considerar as contradições dos pensamentos, para aperfeiçoá-los. Por conta disso, convivemos em permanente tensão entre aqueles que querem fazer das ideias exercício de liberdade e aqueles que gostariam de dizer aos outros “o que podem e devem pensar e fazer”.

Nossa democracia ainda precisa ser muito mais exercitada e experimentada, para ser apreendida.

Vivemos, por vezes, uma equivocada disputa entre ter posição e ser contra. As disputas, demasiadamente ideologizadas, não permitem que as palavras/conceitos se revelem em todos os aspectos, sob os mais diferentes pontos de vista.

Ser democrático não é ser dono da verdade. Significa estar aberto à construção do conhecimento, considerando as diferentes interpretações das coisas e dos fatos, num processo dialético de aprendizagem. A verdade surge no exercício do consenso, nem sempre fácil, mas sempre e absolutamente necessário.

Conquistamos liberdade de pensar, mas nossas ações ainda são, demasiadamente, obras de ideias dominantes. Temos a sensação de que nossas ideias pessoais nada resolvem; de que elas são fracas e impotentes.

Antes do sistema se tornar democrático, precisamos nós, sermos democráticos, no mais alto patamar da nossa responsabilidade humana, humanizando-nos ao bem comum! (Cristina Schnorr)

Democracia, uma escolha civilizatória? 

Afinal, ainda não respondemos as perguntas: o que somos? Por que somos? Nosso produto atual é o caos, a dúvida sacralizada e a confusão derivada.

O mundo e as pessoas são movidos por ideias, sempre em disputa na sociedade. Isoladamente, nossas ideias perdem fôlego, não conseguem concretizar-se. Somente as ideias gestadas e praticadas coletivamente conseguem romper com a lógica ideológica dominante e conseguem traduzir-se em prática da vida cotidiana daqueles que resolvem assumir-se como sujeitos de seus conhecimentos e de sua história.

“Não existe uma verdade igual para todos. As leis, as regras, a cultura, tudo deve ser definido para um conjunto de pessoas; o que vale para um lugar pode não valer para outro”.(www.dsilvasfilho.com/index.htm)

Problema é que em ditaduras contemporâneas como as nossas não somos educados para a cooperação e a solidariedade. Prevalece a cultura hedonista (culto ao eu) que sempre reproduz o conceito dos vencedores. Aos vencedores, a glória. Aos vencidos, sentimentos de incompetência, revolta e impotência. Estes últimos geram tensões sociais e de convivência, desfavorecendo nossa condição de seres em relação.

A autonomia dos sujeitos é a maior concretização da democracia real e verdadeira. A luta por democracia invoca novas relações interpessoais, baseadas na interdependência e na reciprocidade.

Jean Piaget, ao estudar o juízo moral das crianças, nos ajuda a considerar que “a autonomia só aparece com a reciprocidade, quando o respeito mútuo é bastante forte, para que o indivíduo experimente interiormente a necessidade de tratar os outros como gostaria de ser tratado”.

Nada democrática a sociedade que não tolera os pensamentos divergentes e que combate as diferentes formas de organização social que querem praticar e viver os ideais coletivos.

Democracia está ameaçada no mundo.(Sociólogo Boaventura de Sousa Santos)

Democrática é a sociedade que permite aos homens e mulheres a realização de sua dignidade, preservando seus modos de ser, pensar e agir, individual e coletivamente.

Pratiquemos e aprendamos democracia, intensamente, com ousadia, sem nenhum culto às ditaduras.

As ditaduras nos reduzem; as democracias promovem a nossa dignidade e humanidade, expandem nosso conhecimento e aumentam as chances de maior felicidade.

Obs: O autor é professor, escritor e ativista em direitos humanos, desde Passo Fundo, RS

Imagem e vídeo enviados pelo autor

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]