Paulo Candéa 1 de maio de 2018

Como ele teve muita atenção e carinho na formulação de suas indagações também dispensarei igual carinho e atenção ao respondê-las, portanto teremos que dividir a resposta em partes de forma que eu possa ter absoluta certeza que ele entendeu bem, então aí vamos nós.

Na Medicina Oriental estudamos cinco elementos de sutilização da Energia, a saber: FOGO, TERRA, METAL, ÁGUA e MADEIRA, dessa forma a ÁGUA(Bexiga e Rins) nutre a MADEIRA(Vesícula Biliar e Fígado) e esta nutre o FOGO(Intestino Delgado e Coração), que nutre a TERRA(Estômago e Baço/Pâncreas), que nutre o METAL(Intestino Grosso e Pulmão) e este por sua vez nutre a ÁGUA e assim por diante.
E porque isso acontece?

Para ser bem claro, é porque o ser humano é “BURRO”!

Vou explicar:
O KI é a Energia, que tem origem em DEUS e que movimenta todas as coisas, no Universo no qual vivemos ele se combina em dois padrões a fim de trazer a existência tudo que nos rodeia, um é o padrão TEN(Céu) e o outro é o padrão CHI(Terra), é simples, o corpo de energia humano é gerado dentro da combinação desses dois padrões.

Esse mesmo KI é uma contração ou TSINTSUN(em Hebraico) da Luz de Deus ou HIKARI(em Nihon GO), portanto fica claro que TEN e CHI são Contrações de KI, e se ambas geram vida essa mesma vida em seu início é basicamente TEN e CHI, e o que acontece a partir daí?

Aquele ser humano nascido puro em energia TENCHI(KI pessoal) com o passar do tempo sofre um processo aonde o seu KI pessoal tornar-se-á mais e mais grosseiro, como se a ele fossem acrescentadas “Cascas” ou Kelipot, a conseqüência disso é até certo ponto lógica, o que antes era simplesmente KI, depois tornou-se TEN e CHI, e por fim não dois, mas sete padrões de Energia ou o que conhecemos como CHAKRAS.

É por essa razão que Morihei Ueshiba Ô Sensei falava algo que nem todos entendiam:
“Buscar o IBI SHOSHIN(Espírito de Iniciante), e uma vez alcançado lutar para nunca mais perdê-lo”, ou seja não era simplesmente uma idéia, mas era algo literal, o IBI SHOSHIN não como espírito de iniciante, mas como Espírito daquele que nasce, posto que retém seu KI primordial, tal como recém nascido.

Esse processo de fracionamento do KI em 7 padrões tem três momentos muito importantes:
1º Do Nascimento até os 8 dias de nascido;
2º Dos 8 dias de nascido aos 7 anos de idade;
3º Dos 7 aos 13 anos de idade.

1º MOMENTO : O KI é Primordial, TEN e CHI, não está fracionado, ambos compartilham um mesmo vórtice cujo centro é o umbigo e seu fluxo circular passa pelo plexo e região genital.
2º MOMENTO : É nesse período que os sete Chakras começam a formar-se, e concluem seu processo por volta dos sete anos de idade, quando já estarão completamente formados.
3º MOMENTO : Por um período de seis anos(dos 7 ao 13) a energia TEN CHI, já fracionada vai ser, de uma certa maneira, sintonizada em cada um dos sete padrões, e ao final desse período, cada um dos sete Chakras já estarão com seus sete padrões de energia coadunados.

É importante atentar para o fato que Koichi Tohei ao elencar os Quatro princípios de Unificação Mente-Corpo apresentava um ponto de convergência em relação aos Cinco Princípios do AIKIDO, que era justamente, “EXPANDIR O KI”, ou seja, está claro que ele tratava de um único padrão, o Primordial. Da mesma maneira que Ô Sensei nunca falou desses ou daqueles vórtices, mas de um único, e ele usava o TANDEN como ponto de referência.

Lembro-me que Kawai Sensei dizia que da cintura para baixo devemos estar firmes como uma rocha e da cintura para cima extremamente relaxados, esse é o padrão TENCHI, e não como muitos pensam, “uma moeda com sete faces”.

Bem entendido isso, vamos avançar através de um dos questionamentos importantíssimos de Thiago:
Devemos manter ou não os Chakras abertos?

Vamos começar a responder da seguinte maneira:

Se você ganhasse de presente sete veículos, sendo o 1º Um Jet Sky, 2º Um Trator, 3º Um Ônibus Espacial, 4º Um Ônibus com Primeiro andar, como os de Londres, 5º Um Submarino, 6º Um Monociclo como os de circo e 7º Um Automóvel GOL, se só lhe fosse concedida a possibilidade de usar apenas um dos sete, e se você não pudesse nem vender e nem doar para ninguém nenhum dos outros seis, então pergunto, qual dos sete USARIA e o que faria com os outros seis?

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]