Paulo Candéa 1 de maio de 2018

Como ele teve muita atenção e carinho na formulação de suas indagações também dispensarei igual carinho e atenção ao respondê-las, portanto teremos que dividir a resposta em partes de forma que eu possa ter absoluta certeza que ele entendeu bem, então aí vamos nós.

Na Medicina Oriental estudamos cinco elementos de sutilização da Energia, a saber: FOGO, TERRA, METAL, ÁGUA e MADEIRA, dessa forma a ÁGUA(Bexiga e Rins) nutre a MADEIRA(Vesícula Biliar e Fígado) e esta nutre o FOGO(Intestino Delgado e Coração), que nutre a TERRA(Estômago e Baço/Pâncreas), que nutre o METAL(Intestino Grosso e Pulmão) e este por sua vez nutre a ÁGUA e assim por diante.
E porque isso acontece?

Para ser bem claro, é porque o ser humano é “BURRO”!

Vou explicar:
O KI é a Energia, que tem origem em DEUS e que movimenta todas as coisas, no Universo no qual vivemos ele se combina em dois padrões a fim de trazer a existência tudo que nos rodeia, um é o padrão TEN(Céu) e o outro é o padrão CHI(Terra), é simples, o corpo de energia humano é gerado dentro da combinação desses dois padrões.

Esse mesmo KI é uma contração ou TSINTSUN(em Hebraico) da Luz de Deus ou HIKARI(em Nihon GO), portanto fica claro que TEN e CHI são Contrações de KI, e se ambas geram vida essa mesma vida em seu início é basicamente TEN e CHI, e o que acontece a partir daí?

Aquele ser humano nascido puro em energia TENCHI(KI pessoal) com o passar do tempo sofre um processo aonde o seu KI pessoal tornar-se-á mais e mais grosseiro, como se a ele fossem acrescentadas “Cascas” ou Kelipot, a conseqüência disso é até certo ponto lógica, o que antes era simplesmente KI, depois tornou-se TEN e CHI, e por fim não dois, mas sete padrões de Energia ou o que conhecemos como CHAKRAS.

É por essa razão que Morihei Ueshiba Ô Sensei falava algo que nem todos entendiam:
“Buscar o IBI SHOSHIN(Espírito de Iniciante), e uma vez alcançado lutar para nunca mais perdê-lo”, ou seja não era simplesmente uma idéia, mas era algo literal, o IBI SHOSHIN não como espírito de iniciante, mas como Espírito daquele que nasce, posto que retém seu KI primordial, tal como recém nascido.

Esse processo de fracionamento do KI em 7 padrões tem três momentos muito importantes:
1º Do Nascimento até os 8 dias de nascido;
2º Dos 8 dias de nascido aos 7 anos de idade;
3º Dos 7 aos 13 anos de idade.

1º MOMENTO : O KI é Primordial, TEN e CHI, não está fracionado, ambos compartilham um mesmo vórtice cujo centro é o umbigo e seu fluxo circular passa pelo plexo e região genital.
2º MOMENTO : É nesse período que os sete Chakras começam a formar-se, e concluem seu processo por volta dos sete anos de idade, quando já estarão completamente formados.
3º MOMENTO : Por um período de seis anos(dos 7 ao 13) a energia TEN CHI, já fracionada vai ser, de uma certa maneira, sintonizada em cada um dos sete padrões, e ao final desse período, cada um dos sete Chakras já estarão com seus sete padrões de energia coadunados.

É importante atentar para o fato que Koichi Tohei ao elencar os Quatro princípios de Unificação Mente-Corpo apresentava um ponto de convergência em relação aos Cinco Princípios do AIKIDO, que era justamente, “EXPANDIR O KI”, ou seja, está claro que ele tratava de um único padrão, o Primordial. Da mesma maneira que Ô Sensei nunca falou desses ou daqueles vórtices, mas de um único, e ele usava o TANDEN como ponto de referência.

Lembro-me que Kawai Sensei dizia que da cintura para baixo devemos estar firmes como uma rocha e da cintura para cima extremamente relaxados, esse é o padrão TENCHI, e não como muitos pensam, “uma moeda com sete faces”.

Bem entendido isso, vamos avançar através de um dos questionamentos importantíssimos de Thiago:
Devemos manter ou não os Chakras abertos?

Vamos começar a responder da seguinte maneira:

Se você ganhasse de presente sete veículos, sendo o 1º Um Jet Sky, 2º Um Trator, 3º Um Ônibus Espacial, 4º Um Ônibus com Primeiro andar, como os de Londres, 5º Um Submarino, 6º Um Monociclo como os de circo e 7º Um Automóvel GOL, se só lhe fosse concedida a possibilidade de usar apenas um dos sete, e se você não pudesse nem vender e nem doar para ninguém nenhum dos outros seis, então pergunto, qual dos sete USARIA e o que faria com os outros seis?

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I