Dada a importância da ética para a condução da pesquisa, não deve surpreender que hoje muitas associações profissionais, agências governamentais e universidades estejam adotando códigos, regras e políticas específicas relacionadas à ética da pesquisa. Em geral os valores éticos que os mais diferentes códigos de ética abordam, e apontam como necessários para que uma pesquisa cientifica, seja ética, são os seguintes:

Honestidade: Esforce-se pela honestidade em todas as comunicações científicas. Relatório de dados, resultados, métodos e procedimentos, e status de publicação, honestos. Não fabrique, falsifique ou deturpe dados. Não engane colegas, patrocinadores de pesquisa ou o público.

Objetividade: Esforce-se para evitar viés na concepção experimental, análise de dados, interpretação de dados, revisão por pares, decisões de pessoal, escrita de subvenção, testemunho de peritos e outros aspectos da pesquisa onde a objetividade é esperada ou necessária. Evite ou minimize o viés ou o autoengano. Divulgar interesses pessoais ou financeiros que possam afetar a pesquisa.

Integridade: Mantenha suas promessas e acordos; Agir com sinceridade, esforçar-se para a consistência do pensamento e da ação.

Cuidado: Evite descuidos e negligência. Examinar de forma Cuidadosa e critica o seu próprio trabalho e o trabalho de seus pares. Manter bons registros de atividades de pesquisa, como coleta de dados, desenho de pesquisa e correspondência com agências ou revistas.

Abertura: Compartilhar dados, resultados, ideias, ferramentas, recursos. Esteja aberto a críticas e ideias novas.

Respeito pela Propriedade Intelectual: Honrar patentes, direitos autorais e outras formas de propriedade intelectual. Não use dados, métodos ou resultados não publicados sem permissão. Dar reconhecimento ou crédito apropriado para todas as contribuições à pesquisa. Nunca plagie.

Confidencialidade: Proteger as comunicações confidenciais, tais como documentos ou subsídios enviados para publicação, registros de pessoal, segredos comerciais ou militares e registros de pacientes.

Publicação Responsável: Publicar, a fim de avançar a pesquisa, não para avançar apenas na sua própria carreira profissional. Evite a duplicação de duplicação.

Educador exemplar: Ajudar a educar, orientar e aconselhar os alunos. Promover o seu bem-estar e permitir-lhes que tomem as suas próprias decisões.

Respeito pelos colegas: Respeite seus colegas e trate-os com respeito e justiça.

Responsabilidade social: Esforçar-se para promover o bem social e prevenir ou mitigar os danos sociais através da investigação, educação pública e advocacia.

Não Discriminação: Evite discriminação contra colegas ou alunos com base no sexo, raça, etnia ou outros fatores não relacionados à competência científica e integridade.

Competência: Manter e melhorar a sua própria competência profissional e especialização através da educação e aprendizagem ao longo da vida. Promover a competência cientifica como um todo.

Legalidade: Conhecer e obedecer leis relevantes e políticas institucionais e governamentais.

Cuidados com animais: Mostrar o devido respeito e cuidado para os animais quando usá-los em pesquisa. Não realize experimentos com animais desnecessários ou mal planejados.

Proteção de seres humanos Ao realizar pesquisas sobre seres humanos minimizar os danos e riscos e maximizar os benefícios, o respeito à dignidade humana, privacidade e autonomia. Tomar precauções especiais com populações vulneráveis e se esforçar para distribuir os benefícios e encargos da pesquisa de forma justa.

Enfim, sem ética, uma atividade extremamente complexa como a pesquisa em seres humanos, ao invés de beneficiar por de colocar em risco a própria vida do ser humano.

Obs: Texto retirado http://www.a12.com/redacaoa12/pe-leo-pessini

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]