http://obviousmag.org/denis_athanazio/
https://denisathanazio.wordpress.com

A atriz Ingrid Guimarães afirmou em um programa de TV que tinha tudo para dar errado na vida (seja lá o que significa esse “não dar certo” em sua história). “Sempre fui atrapalhada, esquecida e, quando bebê, aprendi a engatinhar de ré”, disse ela. Isso mesmo! Sua primeira forma de se locomover foi retrocedendo na direção contrária das outras crianças.

Ingrid continuou explicando que sua família, e principalmente seu pai, foram seus maiores apoiadores na sua carreira de atriz. Mesmo com todo esse jeito peculiar de ser, Ingrid foi acolhida pacientemente e abraçada pelo pai, não como uma estranha e desajustada, mas simplesmente como filha. Um ambiente familiar favorável pode gerar potência e criatividade dentro da gente, mesmo quando não somos o padrão de normalidade doentio que todo mundo espera. Mesmo quando somos muito ansiosos, hiperativos, um pouco tristes ou quando andamos de marcha ré sem ter retrovisor nas costas. No drama e na trama familiar, muitas  vezes ser um adulto responsável não significa sempre descobrir de quem é a culpa, mas assumir que somos parte de um todo que tem problemas e que necessitam ser resolvidos.

Vejo hoje em dia pais que caminham em dois extremos perigosos: os que negam que os filhos possuem comportamentos ou peculiaridades que precisam ser observadas mais de perto, e aqueles que pensam que seus filhos são o suprassumo da existência terrena, idolatrando-os como deuses. Nos dois casos quem pagará essa alta conta serão os filhos.

Educar requer esforço, mas pode virar arte. Acho que é por isso que ao ouvirmos aquele silêncio de cemitério dentro de nossas casas, nos preocupamos dizendo que as crianças devem estar aprontando e fazendo arte em algum canto.

Qual foi a alternativa que a atriz encontrou para viver? Criativamente resgatou um humor trágico que tinha dentro de si desde pequena, desses que todo mundo se identifica. Percebendo-se diferente, ela fez a diferença na sua forma de ser no mundo. Mesmo quem anda de marcha ré, pode estar chegando a algum lugar.

Obs:  O autor é Psicólogo, palestrante, terapeuta de família casal.
Imagem enviada pelo autor.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposioDesenhos

Srie "Natureza"

Srie Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Srie "Detalhes"

Srie "MoradaImprovisada"

Srie Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Srie Flores

Srie Flores

Esporte na Colnia

Srie Natureza 01

Srie Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomerao...

Porto florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunio privada...

Espaos ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergncia II

Convergncia I