Paulo Candéa 1 de abril de 2018

A chia (Salvia hispanica L.) é uma herbácea da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia. Tendo sua origem no México.

Sua importância reside no fato de nela serem encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas, além de outros nutrientes. A notoriedade que a chia passou a receber nos últimos tempos está ligada ao fato de sua semente participar nas dietas voltadas a perda de peso.

Mas os benefícios de seu consumo vão bem além disso.

Muito embora a chia possa ser consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas, porém o mais interessante é que ela seja triturada e não ingerida inteira, independente do objetivo a ser buscado.

Dependendo daquilo que se objetiva a quantidade a ser ingerida deve ser de uma a duas colheres de sopa ao dia. Por conter alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, passa a ser rica em ácido alfa-linolênico, também conhecido como ômega 3.

Seus carboidratos são de baixo índice glicêmico.

A semente da chia é uma excelente fonte proteica, mas veja bem: No estado inatura a porcentagem de proteína que o organismo pode absorver dela é de apenas 9%, enquanto que após o processo de trituração esse percentual sobre para 27%, e o mais importante é que essa proteína é formada em sua maior parte de aminoácidos essenciais, principalmente a ISOLEUCINA, LEUCINA (a mais importante das três) e VALINA, que são os principais aminoácidos responsáveis pela recuperação e crescimento dos musculos, ou seja, perfeito para os praticantes de atividades físicas como Aikido, Musculação etc.

Muito embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda, o consumo diário de cerca de 50 gramas de proteínas, mas tenho um “Aviso Importantíssimo”:

“ISSO ESTÁ ERRADO!”

Na realidade nos países aonde existe o mínimo de interesse governamental na saúde da população o que é recomendado é o seguinte: De 0,8 a 1,5 grama de proteína por kilo de peso corporal para quem é sedentário, e de 1,5 a 3,0 gramas de proteína para o praticante de atividade física, aonde a ingestão vai variar de acordo com o tipo de atividade bem como a sua frequência.

Por exemplo se uma pessoa que pesa 75 Kg é praticante de Aikido avançado, no caso 1º Kyu ou Paixa Preta, então sua ingestão diária deproteína deveria estar em torno de 150 gramas, muito longe dos 50 recomendados pela Anvisa. Mas é aquilo que nós já estamos “carecas” de saber, no Brasil não temos Ministério da sáude e sim ministério da doença.

Outro ponto forte da chia é a quantidade de fibras, duas colheres de chia contêm 8,6 g delas.

OUTROS BENEFÍCIOS

Auxilia na eliminação de peso: Isso relaciona-se ao fato de suas fibras terem uma alta capacidade de absorção hídrica, dando origem a um gel, sendo esse responsável por, de uma certa maneira, enganar a Grelina, o que favorece a sensação de saciedade. É primordial na saúde da mucosa gástrica já que possui uma ação inversa a do glúten no nosso sistema digestivo.

A busca, contemporânea, pelo corpo perfeito sem esforço fez com que fossem criados mitos sobre a chia, por exemplo, de que o seu consumo regular pode ser benéfico para evitar a formação de gordura localizada, o que não é verdade, já que a chia não é termogênica.

Estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition deu conta de uma pesquisa na qual onze indivíduos saudáveis consumiram chia por 12 semanas, tendo como conseqüência a redução da glicemia pós refeição, não havendo picos de insulina sanguínea. Além disso as pessoas que fizeram parte do estudo também relataram diminuição do apetite até 120 minutos após o consumo da refeição, ao contrário daqueles que não consumiram a chia.

Prevenção e controle de diabetes: A presença de fibras aumenta o tempo de liberação da glicose, o que funciona como preventivo do diabetes tipo 2.

Sabemos que a digestão dos carboidratos inicia-se na boca terminando no intestino, onde é transformado em tipos diferentes de açúcar. Ao ser consumida com outras fontes de carboidratos como frutas, por exemplo, as fibras da chia têm como efeito a diminuição da velocidade com que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino, para terminar de ser digerido e absorvido, isso por conta do gel. Dessa forma, a liberação da glicose é lenta na corrente sanguínea, fazendo com que a insulina, necessária para transportá-la até as células, também seja liberado em pequenas doses. O importante de todo esse processo reside no fato de que com menos doses desse hormônio circulando no organismo, evita-se a muito conhecida, hoje em dia, chamada resistência insulínica a qual evolui para um quadro de diabetes do tipo 2, sendo a mais comum hoje em dia (coincidência?…).

Prevenção de cardiopatias: Seu consumo regular pode evitar doenças como infarto do miocárdio, principalmente quando sua ingestão estiver associada a suplementação com o cloreto de magnésio, além da prevenção de derrame e controle da hipertensão pela alta concentração de ômega 3.

Regulação do colesterol: Das gorduras que compõe a chia, em torno de 77% são formados por ácidos graxos como ômega 3 e ômega 6. Muito embora acredito que seja mais interessante tratarmos do assunto “COLESTEROL” em uma postagem dedicada unicamente a isso já que as pessoas tem uma idéia errada sobre ele, e a maior parte delas não sabe sequer que HDL e LDL são Lipoproteínas.

Efeito detoxicante: Antioxidantes, como o ácido cafeico, presente em sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento. Mas não é tão simples assim, pois de igual maneira, as pessoas também tem uma idéia errada sobre o que é detoxificação, falaremos posteriormente sobre isso.

Fortalecimento da imunidade?
Muito se fala que essa função esteja relacionada ao fato da chia conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliariam o sistema imunológico, na realidade, para esse mister bem mais eficiente seria a ingestão de Ácido Ascórbico, Calciferol ou mesmo a Glutamina.

Fonte de Ferro: Esse mineral está presente em grande quantidade na chia, e é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo nosso corpo, porém é importante ressaltar que de nada adiantará a sua ingestão com fins a elevação dos níveis de ferro no sangue se (mais uma vez) não houver suplementação com o Cloreto de Magnésio.

Muito embora alguns especialistas afirmem não haver uma quantidade diária para o consumo da chia, não são poucos os estudos que apontam para uma dosagem mínima diária em torno de 25 gramas.

O gel da chia pode substituir a clara de ovos nas receitas?
“NÃO”, lembram da contração protéica, que citei no início, da chia? Pois bem, na clara do ovo de galinha ela pode chegar a 96%, então pergunto: Substituir chia por ovo porque????

Óleo da chia: Como já vimos é rico em ômega 3, podendo ser usado, portanto para regar saladas.

OUTROS FATORES A CONSIDERAR

Rica em gorduras boas, só perdendo para a linhaça. Grande parte proveniente de ômega-3 e omêga-6.

Os ácidos graxos dos peixes de águas profundas, como o salmão, contém mais EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenóico) do que os de origem vegetal, e trazem mais benefícios à saúde cardiovascular.

Espero que todos possam ter aproveitado, e que tenham bons estudos.

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]