https://www.facebook.com/DiocesedeCratoCE/

A “Janela de Johari”, enfoca a questão do relacionamento entre as pessoas. Por exemplo: existem, dentro de nós, quadrantes. Cada um deles contém uma “área livre” ou arena, armazenando aquilo que sabemos a nosso respeito; uma “mancha cega”, com que não sabemos; e outra “fechada”, onde ficam as informações que só os outros percebem. Por último, está o “desconhecido”. Como o próprio nome sugere, é o lado que nem os outros nem nós mesmos sabemos, nossa parte inconsciente. E é a dinâmica do relacionamento interpessoal que faz esses quadrantes se moverem.

Aí entra o desenvolvimento do tema proposto para a formação: a ética da convivência está no questionamento cotidiano, que vale, sobretudo, para este tempo de Quaresma: “Qual dessas áreas nós precisamos melhorar?”

Quanto ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, será que somos todos irmãos, nós que somos comunidade e estamos na missa todo domingo?

São esses exercícios que vão nos ajudando, principalmente, nós que somos lideranças, para que as nossas relações sejam fraternas e solidárias, pois  nas formações estão as oportunidades indispensáveis à vida da comunidade paroquial.

Obs: Esse foi o primeiro momento formativo do ano organizado pela Paróquia de Aparecida. Segundo Padre Marques, uma das prioridades no plano paroquial é, justamente, investir na instrução dos fiéis. (20.02.18)

 O autor é Bispo Diocesano de Crato.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]