Muito embora essa postagem seja direcionada aos praticantes de Aikido mas é algo que serve para qualquer um que almeja por saúde e qualidade de vida:

Aeróbio ou aeróbico em jejum é uma prática muito conhecida e praticada por esportistas das mais diversas modalidades e dos mais diversos níveis, inclusive os de alta performance, e que tem como função precípua a otimização da queima de gordura. No caso do Aikido é muito comum observarmos, por exemplo, a redução da capacidade cardiorrespiratória por conta da presença de gordura abdominal visceral, sobre a qual já explanamos longamente na primeira parte do Vídeo sobre Fortalecimento do Quadril para a Prática do AIKIDO, portanto, na realidade as informações contidas nesse texto serão bem mais proveitosas àqueles que assistiram os três vídeos, então vamos lá:

Em primeiro lugar o que é jejum?

Um organismo é considerado em jejum a partir da sexta hora na qual esteja sem receber alimento, o que significa dizer que isso independerá do horário do dia. Se seu organismo encontra-se nesse estado ele não necessita que seja produzida Insulina e se você, nesse caso, não está produzindo insulina, está produzindo Glucagon (para quem não sabe ele é catabólico, ou seja, quebra para produção de energia), mas não é só isso, esse quadro de jejum também favorece a elevação de hGH (hormônio do crescimento) no seu sangue.

O interessante sobre o hGH é que ele favorece a lipólise, que é a quebra de gordura em ácido graxo a fim de que seja usada no processo para obtenção de energia.

Quando o organismo está em jejum é natural que o corpo acione mecanismos como esses acima citados com a finalidade de obtenção de energia, a exemplo do cortisol e catecolaminas. É por conta de tudo isso e muito mais que o Aeróbio em Jejum é tão interessante, justamente pelo fato de todos esses mecanismos estarem trabalhando objetivando a queima de gordura para obtenção de energia, ao contrário de uma prática aeróbica que você execute não estando em jejum, então no caso, seu organismo não usará como fonte de energia primária a gordura e sim os carboidratos seguidos de aminoácidos (ao contrário do que muita gente, erradamente, pensa) só sendo requisitada a gordura em última instância.

Mas antes de continuarmos é importante que se diga algo: “Não é porque alguém é formado em engenharia que seja um bom engenheiro, não é porque alguém é formado em fisioterapia que é um bom fisioterapeuta, não é porque alguém é formado em medicina que é bom médico, não é porque alguém é formado em nutrição que é bom nutricionista, não é porque alguém tem um diploma de Yudansha que é bom faixa preta”. O que mais encontramos hoje e sempre existiu, são os medíocres em todos os lugares do mundo, (gente que se intitula nutricionista e vai em rede nacional dizer que açúcar refinado, mascavo, demerara e de confeiteiro é tudo a mesma coisa, por exemplo) e infelizmente na maior parte das vezes são eles os formadores de opinião.

Nada do que compartilho com vocês é “ACHISMO” ou porque ouvi falar, é sim resultado de anos de estudos e experimentos dos bons profissionais, dos INÚMEROS BONS PROFISSIONAIS nas áreas Médica, Nutricional Desportiva e Desportiva.

Então vamos prosseguir: Não ache que o aeróbio em jejum é a única alternativa, NÃO, de forma alguma, ele é isso sim, mais uma BOA alternativa.

CUIDADOS

1º Já que estando em jejum nosso organismo está em um estado altamente catabólico e o objetivo é a queima de gordura e não perda muscular, então é interessante que as práticas realizadas nesse estado sejam sempre de baixa e moderada intensidade e nunca de alta intensidade, para saber como, basta entender que exercícios nessa faixa não ultrapassam os 60 ou 70 por cento de sua freqüência cardíaca máxima, para os que não souberem fazer esse tipo de cálculo, basta solicitar que teremos o maior prazer em fazer um vídeo explicativo e postá-lo para o Círculo da Associação no GOOGLE +.

2º Essa prática nunca pode ultrapassar uma hora.

3º É importante após a prática do aeróbio em jejum esperar ao menos uma hora para voltar a se alimentar e porque isso? O nível de cortisol nesse estado é alto, sabemos que ele é catabólico, e se você ingere alimento antes de concluído esse tempo, ao contrário de catabolizar gordura o cortisol vai anabolizar, coisa que ninguém quer, não é?

4º Antes de iniciar a prática é importante ingerir água e para aqueles que desejam otimizar resultados podem ingerir como termogênico o equivalente a 50 ml de café puro (café pequeno) e nada mais além disso.
Qualquer dúvida ficaremos felizes em respondê-las, tenham bons estudos e bons treinos.

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


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