Paulo Candéa 1 de fevereiro de 2018

A imagem que ilustra essa postagem, é de um “Escondidinho de Carne de Charque” a qual faço ao menos uma vez por semana aqui em casa (minha esposa adora), e com toda certeza boa parte das pessoas vai dizer que muito embora pareça um prato saboroso mas é extremamente calórico, mas não é nada disso. Vamos falar de alguns conceitos e aos poucos vou revelando como é feita essa receita que é de baixíssima caloria e extremamente saudável, então vamos lá.

Em vídeos e/ou postagens anteriores falei sobre o trinômio da saúde que basicamente é composto dos seguintes fatores: 1º ALIMENTAÇÃO, 2º ATIVIDADE FÍSICA e 3º DESCANSO, se alguém lhe disse que existe saúde e qualidade de vida aonde falte um desses três, então coloque o seguinte na sua cabeça: “Isso não é verdade!”

Nosso corpo tem uma capacidade adaptativa extremamente alta até por volta dos 40 anos de idade, é por isso que não é incomum encontrarmos pessoas obesas abaixo dessa faixa de idade com as taxas relativamente normais, isso faz com que as pessoas acabem por desenvolver uma falsa sensação de saúde. Para quem duvida disso é só esperar…

E aí eu pergunto a todos, você só vai começar a se preocupar em fazer uma atividade física quando a idade, “INEVITAVELMENTE” te deixar flácido(a)? Você só dará atenção a alimentação quando suas taxas estiverem em um nível estratosférico?

Então vou repetir uma frase que ouvi inúmeras vezes de meu pai:
“Quando somos jovens, achamos que a juventude é eterna!” E isso é a mais pura verdade.

Naquilo que diz respeito a alimentação e atividade física vou dar-lhes um exemplo que vai esclarecer muitas dúvidas para a maioria das pessoas:

O problema não é comer carboidrato, e sim que tipo, em qual quantidade e como seu organismo vai utilizar isso, por exemplo: Entre batata doce, macaxeira e batata inglesa qual das duas é mais saudável? O interessante é que a maioria das pessoas vai responder, “batata inglesa”, mas é justamente o contrário, porque na realidade é a batata doce que tem menor índice glicêmico, é por isso que o escondidinho que aparece na imagem é feito não de macaxeira (aipim) mas de batata doce, então para ela ficar mais saudável do que já é, acrescentamos a aveia em flocos, pois a aveia nesse estado tem uma menor concentração de gluten, além de quebrar a cadeia glicêmica de ambas. Para equilibrar o sabor tempera-se com sal grosso moído (não é sal de churrasco) ou mesmo sal do Himalaia o qual por possuir cloreto de magnésio em sua composição impede a elevação da pressão arterial o que permite que seja ingerido mesmo pelos portadores de hipertensão arterial.

Se você ingere carboidrato está criando reservas de energia calorífica, o problema é que quando ingere mais carboidrato do que deveria e não usa essa fonte de energia, a sua insulina sobe, e aí com o tempo, você vai desenvolver resistência insulínica decorrendo disso a Diabetes do tipo 2 que é a mais comum, e é uma das doenças que mais cresce no mundo.

Será que deu pra entender como é grave?

A Medicina Oriental nos ensina que a batata doce tem características tanto dos alimentos amarelos quanto dos alimentos azulados e roxos, ou seja: Participa no equilíbrio do sistema nervoso, previne o câncer de mama, protege o coração, retarda o envelhecimento, além de neutralizar substancias cancerígenas. Tá bom pra vocês?

A cultura contemporânea faz com que nos tornemos viciados em açúcar por que através dele também obtemos dopamina, pois queremos ser felizes, mas essa é uma falsa sensação. A desregulação da dopamina tanto origina como é originada em transtornos neuropsiquiátricos como Mal de Parkinson ou Alzheimer, no qual ocorre escassez na via dopaminérgica nigro-estriatal, e na esquizofrenia, no qual ocorre excesso de dopamina na via dopaminérgica no mesolímbico e escassez na via mesocortical. Na realidade alcançamos bem estar quando nosso cérebro atinge baixos níveis de freqüência e isso acontece através não da dopamina, mas da secreção das betaendorfinas. Como assim?

Vou citar algumas formas:
1º Atividade física;
2º Ingestão de vinho tinto;
3º Noite de sono reparadora aonde se alcance o REM (rapid eye movement);
4º Respiração abdominal (baixo ventre);
5º Ingestão de alimentos ricos em polifenóis como por exemplo, a uva vermelha, hortelã seca, amendoim, ban chá, chocolate amargo, maçã vermelha com casca, morango, ameixa, cebola roxa, azeite de oliva, espinafre etc.

Minha última pergunta:

Você pretende chegar aos 80 anos em uma cadeira de rodas e usando frauda geriátrica ou útil e ativo até o fim?

Lembre-se juventude não é eterna, mas vigor físico nós podemos ter até o fim da vida, basta que você corra atrás.

Na próxima postagem falaremos das demais características de cada componente que entra na preparação do Escondidinho de Batata doce e Carne de Charque.

Bons estudos a todos.

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]