www.dedvaldo.blogspot.com.br
domedvaldo4993@gmail.com

“Fica abolida a lei do celibato também para os padres do Ocidente” – “As mulheres  podem ser ordenadas sacerdotisas” – “O aborto é permitido”  ??? – Os jornalistas  chamados “vaticanistas”, que sabem as coisas do Vaticano fora dos muros, terão ficado decepcionados com  a Exortação Apostólica pós-sinodal, a primeira do Papa Francisco, “Evangelii Gaudium”( A Alegria do Evangelho) sobre a evangelização hoje, comentando os pontos discutidos pelos Bispos no último Sínodo, de 2012, sobre a nova evangelização. Nada das inovações estrondosas, com que iniciei este artigo e  que alguns pretendiam e chegaram a anunciar, que o Papa Francisco iria fazer…

“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio. Quero convidá-los para uma nova  etapa evangelizadora, marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos.  Os males do nosso mundo – e os da Igreja – não deveriam servir como desculpa para reduzir a nossa entrega e o nosso ardor” – inicia o bispo de Roma seu primeiro documento pastoral, após a Encíclica sobre a Luz da Fé, feita em conjunto com Bento XVI.

“Precisamos – continua o Papa Francisco – recuperar o frescor original do Evangelho com novas formas e métodos criativos. Desejo dirigir-me aos fiéis cristãos para convidá-los a uma nova etapa de evangelização, marcada por esta alegria, num estado permanente de  missão, vencendo o grande risco do mundo atual, que é o cair numa tristeza individualista”. “Sinal do acolhimento de Deus – continua a Exortação –  é ter por todo lado igrejas com as portas abertas, para que aqueles que estão à procura não encontrem a frieza de uma porta fechada. A Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas um generoso remédio e alimento para os fracos. Somos chamados a agir neste campo com prudência e audácia.”

Longo trecho, dos números 135 a 162, o Santo Padre dedica à homilia e à leitura espiritual, de grande interesse para todos os sacerdotes e ministros da Palavra. Sobre a catequese (nºs 163-168), o Papa quer evidenciar que ela tem como papel fundamental o primeiro anúncio, o querigma, e deve ocupar o centro da atividade evangelizadora e toda tentativa de renovação eclesial. Com força e audácia o Papa fala de uma reforma das estruturas eclesiais para que se tornem mais missionárias. E ele pensa também numa reforma do papado para que ele seja mais fiel ao significado que Jesus Cristo lhe quis dar (n. 32).

A inclusão social dos pobres, ensina o pontífice, deriva de nossa fé em Cristo que  se fez pobre e sempre se aproximou dos pobres e marginalizados. Curiosamente, o Papa cita um documento dos Bispos do Brasil, que é um reflexo do Concílio: “Desejamos   assumir a cada dia as alegrias e esperanças, as angústias e tristezas do povo brasileiro, especialmente as populações das periferias urbanas e das zonas rurais.” “Para a Igreja, diz Francisco, a opção pelos pobres é mais uma categoria teológica que cultural, sociológica, política ou filosófica.”

O bispo de Roma nos exorta a recuperar o frescor original do Evangelho com novas formas e métodos criativos. Precisamos, diz ele, de uma conversão missionária e pastoral e não podemos deixar as coisas como estão.

Concluo com essa expressão vigorosa do Papa Francisco: “A Igreja proclama o evangelho da paz e está aberta à colaboração com todas as autoridades nacionais e internacionais para cidar desse bem universal tão grande.

Obs: O autor é arcebispo emérito de Maceió.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I