www.diocesedejales.org.br

Nesta semana ainda se prolonga o clima de Natal, que vai se concluir com a celebração litúrgica do “Batismo do Senhor”.

Entre os episódios mais simbólicos da narrativa do nascimento de Jesus em Belém de Judá, encontra-se a história comovente dos três “Magos do Oriente”, que guiados por uma estrela, vieram de longe à procura do recém nascido, até encontrá-lo em Belém nos braços de Maria e sob a proteção de José.

Os lances da narrativa, que falam da “estrela guia”, do alvoroço suscitado pela chegada a Jerusalém dos estranhos personagens que mexeram com a curiosidade dos doutores da lei e intrigaram o Rei Herodes, os presentes exóticos que traziam para ofertar ao recém-nascido, tudo isto vem carregado de fértil simbolismo, que suscita surpreendentes desdobramentos na fantasia popular, e fecunda muitas celebrações festivas no contexto da religiosidade do povo.

É o que aconteceu com a tradição das “folias de Reis”, uma das mais arraigadas deste tempo de Natal, que veio das terras de Portugal, e criou raízes profundas em muitas regiões do Brasil. Nesta época de Natal as “folias de Reis” retomam vida, e continuam encantando pequenos e grandes, com suas narrativas envoltas em danças e em cantos que evocam o mistério do nascimento de Jesus com expressões artísticas que o imaginário popular foi compondo a partir das cenas narradas pelo Evangelho.

Desta maneira, as “Folias de Reis”, continuam sendo uma verdadeira “catequese popular”, que transmite sua mensagem através da arte, e que ao mesmo tempo faz acontecer esta mensagem pelo clima de fé, alegria e fraternidade que vão suscitando com sua presença e com a confraternização que incentivam entre as pessoas que acolhem sua “bandeira”, e festejam a sua “chegada”.

As “folias de reis” revivem a alegria dos pastores de Belém, que se encantaram com a noite de Natal. O Evangelho de Jesus tem o seu encanto, que nos atrai com o esplendor do seu mistério. É o que testemunham as “folias de Reis”, que continuam levando ao povo a alegria do Natal. (6 janeiro, 2017)

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposioDesenhos

Srie "Natureza"

Srie Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Srie "Detalhes"

Srie "MoradaImprovisada"

Srie Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Srie Flores

Srie Flores

Esporte na Colnia

Srie Natureza 01

Srie Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomerao...

Porto florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunio privada...

Espaos ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergncia II

Convergncia I