edilrural@gmail.com
https://blogdopadresena.wordpress.com

Na próxima segunda feira é feriado mundial, por ser aniversário de um grande homem. liás, mais que um grande homem, e sim, aquele galileu,considerado por muitos lá, como herege. Isto porque não se prendia a doutrinas e leis religiosas. Apenas uma lei ele seguia e ensinava – amar e amar.

Era Jesus de Nazaré, o que revelou a humanização de Deus aos que andavam errantes na vida, presos a leis estéreis. Este é o aniversariante de segunda feira. Está na hora de se deixar de contemplar o meninosinho deitado na cocheira e mirar o homem que revelou Deus misericordioso. De tanto amar, arriscou a vida e acabou assassinado aos 33 anos, porque amou até a última gota de sangue. Ele venceu a morte e deixou o túmulo vazio, por isso precisamos fazer do Natal a festa da vitória.

Mais do que nunca, hoje precisamos nos sentir convocados pelo aniversariante. Pois, no Brasil e na Amazônia são tantos os Herodes, Pilatos, Saduceus e doutores da lei. Eles impõem a lei do mais forte em Brasília, Belém, Porto Velho. Também tiram o pão da boca dos trabalhadores, e estudantes em Santarém, Parintins, São Luiz do Maranhão e tantas comunidades que perdem o direito às leis trabalhistas e agora são ameaçados de perder aposentadoria. Igual como as autoridades políticas e religiosas do tempo de Jesus, os de hoje são cínicos, sem escrúpulos.

Porém, também como na Galileia, as populações vivem como ovelhas sem pastor. São exploradas, mas ficam caladas e submissas. Correm o risco de no próximo ano votarem nos mesmos bandidos, que hoje mudam as leis em prejuízo dos pobres. Esse aniversário do dia 25 de dezembro é também uma intimação a todos os formadores de opinião que defendem a vida. as ovelhas precisam de pastores comprometidos em defendê-las. Outros Pedros, Tiagos, Paulos e Andrés, que amem e defendam seus irmãos.

Dia 25 próximo é dia de aniversário e ele aceita presente. O único que ele aceita é que tenhamos coragem de segui-lo e defendermos suas ovelhas, mesmo que para isso sejamos perseguidos e caluniados.
Cantar o noite feliz parece coisa do passado. Melhor será cantar – Seu nome é Jesus Cristo e está presente na vida dos sofridos. E aí sim, dizer – Feliz natal irmão e irmã.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
 Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I