[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Na próxima segunda feira é feriado mundial, por ser aniversário de um grande homem. liás, mais que um grande homem, e sim, aquele galileu,considerado por muitos lá, como herege. Isto porque não se prendia a doutrinas e leis religiosas. Apenas uma lei ele seguia e ensinava – amar e amar.

Era Jesus de Nazaré, o que revelou a humanização de Deus aos que andavam errantes na vida, presos a leis estéreis. Este é o aniversariante de segunda feira. Está na hora de se deixar de contemplar o meninosinho deitado na cocheira e mirar o homem que revelou Deus misericordioso. De tanto amar, arriscou a vida e acabou assassinado aos 33 anos, porque amou até a última gota de sangue. Ele venceu a morte e deixou o túmulo vazio, por isso precisamos fazer do Natal a festa da vitória.

Mais do que nunca, hoje precisamos nos sentir convocados pelo aniversariante. Pois, no Brasil e na Amazônia são tantos os Herodes, Pilatos, Saduceus e doutores da lei. Eles impõem a lei do mais forte em Brasília, Belém, Porto Velho. Também tiram o pão da boca dos trabalhadores, e estudantes em Santarém, Parintins, São Luiz do Maranhão e tantas comunidades que perdem o direito às leis trabalhistas e agora são ameaçados de perder aposentadoria. Igual como as autoridades políticas e religiosas do tempo de Jesus, os de hoje são cínicos, sem escrúpulos.

Porém, também como na Galileia, as populações vivem como ovelhas sem pastor. São exploradas, mas ficam caladas e submissas. Correm o risco de no próximo ano votarem nos mesmos bandidos, que hoje mudam as leis em prejuízo dos pobres. Esse aniversário do dia 25 de dezembro é também uma intimação a todos os formadores de opinião que defendem a vida. as ovelhas precisam de pastores comprometidos em defendê-las. Outros Pedros, Tiagos, Paulos e Andrés, que amem e defendam seus irmãos.

Dia 25 próximo é dia de aniversário e ele aceita presente. O único que ele aceita é que tenhamos coragem de segui-lo e defendermos suas ovelhas, mesmo que para isso sejamos perseguidos e caluniados.
Cantar o noite feliz parece coisa do passado. Melhor será cantar – Seu nome é Jesus Cristo e está presente na vida dos sofridos. E aí sim, dizer – Feliz natal irmão e irmã.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
 Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]