Dasilva 15 de janeiro de 2018

Sobre o condicionamento físico de lideranças

  1. As várias dimensões do ser humano formam uma unidade, são interdependentes. Só didaticamente se fala em desenvolvimento físico, separado da dimensão intelectual, afetiva e espiritual. O povo repete que saco vazio não se põe em pé, que se a cabeça não pensa o corpo padece, que quando alguém não se emociona, não se convence e não participa.
  2. Líderes são pessoas nascidas do povo que unem seu projeto de vida pessoal à causa coletiva por nova ordem social, sem a marca da opressão. Nessa missão se insere num grupo social e ajuda pessoas a se assumirem como atores políticos. Por isso, se dispõem a atuar em qualquer lugar, sob qualquer condição ou em qualquer conjuntura.
  3. Para além do cultivo do corpo por razões estéticas, médicas ou da moda, a liderança vê no condicionamento físico a disciplina necessária como condição para o desempenho de sua missão de profissionais da transformação da sociedade. Do cuidado do corpo depende o equilíbrio emocional e o controle mental e vice-versa.
  4. Exercício previne contra o sedentarismo, a obesidade, sono desregrado, cansaço, stress, desânimo, impontualidade, descumprimento de tarefas… O exercício físico treina o corpo para mobilidade, resistência e habilidade. Mas, também treina a vontade e sentimentos nos embates ideológicos, estudos e elaborações, relacionamentos, controle emocional…
  5. O condicionamento físico é uma necessidade que se concretiza ao se tornar decisão política. A consciência de que o zelo pelo corpo é parte da saúde da pessoa e de seu grupo, retira do esforço individual, o caráter de fardo, de algo estranho, de sacrifício. Ao tornar-se rotineiro, esse hábito aumentar a predisposição diária e vira fonte de beleza e de prazer.
  6. Na prática, é decidir e escolher a modalidade adequada e agradável: a) andar (na rua ou caminho do trabalho) é a mais simples e barata; b) bicicleta aliada à mobilidade urbana; c) nadar, a mais completa; d) artes marciais (capoeira); e) danças; f) ioga; g) alongamentos;
  7. h) pilates, …. Deve-se incluir exercícios de respiração (antiansiedade), massoterapia, …
  8. O treino físico eficaz se liga à: a) alimentação regular e sadia; b) descanso regular suficiente; c) tempo mínimo constante; d) modalidade ajustada à pessoa; e) plano realista e metas simples (as presunçosas levam ao fracasso e ao abandono); f) pode ser crescente conforme o gosto e disponibilidade; g) movimentação, mas não necessariamente, em academia.01/01 de 2018

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]