[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Quase  todos os votos de ano novo expressam desejo de dias melhores. Pedem saúde, alegria e até compromisso com outro mundo possível. Desejos são desejos, mas a realidade da Amazônia não parece tão promissora. A disputa pelo território amazônico está muito desigual. O extrativismo predador, apoiado e financiado por um governo ilegítimo, está avançando impiedosamente, tratando os povos tradicionais como apenas obstáculos descartáveis.

Mesmo assim, algo de bom dá sinal de acontecer. Dentro de mais três semanas a Pan Amazônia estará recebendo a presença de um grande companheiro. Papa Francisco está chegando na cidade Maldonado, Peru bem vizinho de Cruzeiro do Sul no ACRE.

Nada mais promissor e abençoado do que esta visita do Papa Francisco à Amazônia. Ele é diferente de papas anteriores, pela sua ousadia e fidelidade ao compromisso com o projeto de Jesus Cristo. Não vem à Amazônia apenas para orar e celebrar missa. Vem também trazer a palavra profética em defesa da mãe natureza e dos direitos dos povos tradicionais da região.

Já a chegada dele em Maldonado será um grande apoio às lutas dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, povos das periferias das cidades e vilas, além de grande apoio aos movimentos populares que lutam em defesa da vida na região. Porém o milagre maior será se Papa Francisco decidir esticar sua visita à região do rio Tapajós. Afinal ele foi convidado pela Rede Eclesial Pan Amazônia, REPAM e pessoalmente pelo bispo da Prelazia de Itaituba.. Uma visita dele, mesmo que por uma hora apenas será um grade reforço para nossa luta contra as 43 hidroelétricas projetadas  para a bacia do rio Tapajós. Sua palavra tem força planetária e para nós será um reforço extraordinário.

A vinda do Papa Francisco à Amazônia é a grande notícia do ano, se ele vier ao Tapajós será uma apoteose em nossa luta. Virá ou não? Deus sabe, e nós podemos solicitar a Deus esse milagre.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
 Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]