Paulo Candéa 1 de dezembro de 2017

Não obrigatoriamente alguém que seja Faixa Preta é um líder, mas obrigatoriamente se alguém escolheu para si, dentro do Aikido, a missão do magistério, então aí sim , mesmo que não queira, mas inevitavelmente ele passa a ser um líder.

De tantas missões e encargos que envolvem a vida de um Sensei uma delas é desenvolver a sensibilidade suficiente para saber aquilatar se a sua liderança envolve o PODER ou a AUTORIDADE, então vou tentar explicar em breves palavras o que vem a ser cada uma delas.

No ano de 1818 chega a Ars-sur-Formans, região do Ródano, o sacerdote católico chamado João Maria Batista Vianney, tratava-se de uma cidade com pouco mais de duzentos moradores, os quais não eram nenhum pouco fiéis, além de serem violentos e dados à bebedeiras. Por características tão peculiares os demais sacerdotes recusavam-se a se estabelecerem lá como párocos, o que não foi o caso do Padre Vianney.

Muito embora ele tenha sido canonizado no ano de 1925, mas não foram os atos considerados milagrosos que fizeram dele um líder com Autoridade tão especial. Muitos moradores locais por inúmeras vezes o viram chorar pelo comunidade, os seus filhos espirituais, então nesse ponto faço a você, Faixa Preta Professor, duas perguntas:

1ª Você consegue ver os seus Alunos como se fossem seus filhos, mesmo que adotivos?

2ª Você choraria, mesmo que apenas com o coração, por seus Alunos?

Um pai amoroso, é claro que quer o filho junto a si, mas da mesma forma também Ama-o ao ponto de deixá-lo partir, quando assim é de seu desejo, e ainda assim continua a amá-lo.

O verdadeiro Líder é a representação da figura da Autoridade porque por amar os que lidera é por eles admirado e não temido, ao contrário daquele que é detentor apenas do poder.

O verdadeiro Líder por fomentar a União no seio de seus filhos goza das benesses da Autoridade pois também se propôs a aprender com eles, pois respeita o fato de que eles tem também o direito à suas experiências, diferente daquele que detêm apenas o poder, o qual espera e exige de todos um pensamento igual ao seu.

João Maria Vianney naturalmente detinha a Autoridade porque era capaz de sofrer por seus “filhos espirituais” e isso o fazia doar-se em sua missão, aprendendo a respeitar a opinião do próximo, porém sempre lhe apontando o caminho da correção e do bem. Com o Sensei não deveria ser diferente, pois quando entende que não apenas ele mas todos os seus Alunos, tem cada um a sua experiência, então aí sim, todos verdadeiramente crescem juntos.

A Autoridade vem da Alma, o poder vem do ego;

A Autoridade vem da nossa capacidade de Amar, o poder da capacidade julgar;

A Autoridade vê o Coração do outro, o poder só vê a “técnica”;

A Autoridade busca aprender com todos, o poder só aprende com si mesmo;

A Autoridade une pelo exemplo, o poder pelo desejo de auto promoção;

A Autoridade inspira, o poder, mesmo que você não perceba, oprime;

A Autoridade sabe ouvir cada um, enquanto o poder só tem ouvidos para a maledicência;

A Autoridade burila Almas, o poder as deforma;

O Aikido foi chamado de “A ARTE DA PAZ” porque, em seu nascedouro, o Gênio inato de Morihei Ueshiba, nele vislumbrou um fantástico instrumento de União e não de desunião entre os seres humanos.

Então para encerrar essas breves palavras deixo uma reflexão à todos os líderes, de Famílias, de Empresas, dos mais diversos Grupos e claro de Dojos:

O Padre João Maria Batista Vianney transformou completamente a alma de cada um dos moradores de Ars-sur-Formans… Mas Você já perguntou a si mesmo se a sua liderança é de poder, ou é uma Liderança nascida da Autoridade?

Pense nisso…

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]