https://www.facebook.com/amantesfecundosdotempo/

Você sabe qual é o papel da ocitocina?

“A ocitocina é o hormônio produzido pelo cérebro, que tem papel importante para facilitar o parto e a amamentação, mas também pode ser encontrada em farmácias, na fórmula de cápsulas, líquida ou em spray.
Ela também é conhecida como o hormônio do amor, devido ao seu papel para a melhora do humor, da interação social, diminuição da ansiedade e aumento da ligação entre parceiros. No homem, este hormônio é capaz de diminuir a agressividade, deixando-o mais amável, generoso e social, embora sua atuação seja muitas vezes bloqueada pela ação da testosterona.”
Dra Sheila Sedicias

Muitos de nós crescemos com déficits da liberação desse componente tão importante para o bem-estar de nossa sociedade. Muitas vezes a falta de proximidade afetiva, pode bloquear a produção desta maravilha com que todos nós temos algum tipo de familiaridade.
Precisamos entender algumas coisas, dentre elas é que a ocitocina auxilia em diversas coisas, dentre elas podemos mencionar:
1.Facilitação no parto:
Em forma de medicamento ela é utilizada quando é preciso induzir o parto, quando o mesmo não aconteceu no tempo esperado e previsto.
Recomenda-se o uso somente com indicação médica.
2.Auxiliar a amamentação:
Sabemos que a ocitocina é produzida naturalmente no corpo da mulher, decorrente do estímulo na sucção do bebê na hora da lactação.
Existe o hormônio sintético que pode ser utilizado pelas mamães se as mesmas tiverem dificuldades de amamentar ou se forem mães adotivas.
3.Melhorar as relações sociais:
Este hormônio funciona como um agente coadjuvante nesses papéis que ajudam a termos um bom convívio social, como uma melhora nas expressões emocionais que todos nós vivenciamos. Auxilia em doenças como o autismo e a esquizofrenia.
4.Ajuda no combate da depressão e da ansiedade:
Pode diminuir a sensação de stress, e pode também ajudar na melhora do humor que todos nós conhecemos. A dosagem correta deve ser prescrita por um psiquiatra.
5.Prazer e sexo:
Estudos comprovam que a ocitocina auxilia na libido e no desempenho sexual. Ajudando na lubrificação vaginal e auxiliando a atingir o orgasmo com maior facilidade.
Sabe-se que a troca afetuosa entre os parceiros aumenta os níveis de ocitocina no organismo, sem que seja preciso recorrer a remédios.
Como observamos, pudemos constatar que são diversos os benefícios que esse hormônio  traz, tanto para os homens, quanto para as mulheres…
Em ambos os sexos observamos que é vantajoso estarmos cientes que é preciso que exista um funcionamento adequado para que essa substância seja produzida em nosso organismo, seja de forma natural ou em forma de comprimidos.
Muitas pessoas apresentam personalidades agressivas, e é aí que notamos que é fundamental que devemos estar atentos na geração deste percurso que só nos trará benefícios.
Se o nosso emocional não vai bem, é importante também que possamos nos incumbir na observação destes cuidados que devem ser cuidadosamente administrados por nós, para que possa existir, a partir de então, uma benfeitoria no quadro de nossa saúde mental e do nosso organismo em geral.
Saiba que ao sermos generosos, honestos e termos compaixão pelos demais, aumentaremos os níveis de ocitocina em nosso corpo. Tudo isso também aumenta a produção da dopamina, serotonina e endorfina em nosso organismo, contribuindo com a sensação de prazer e bem-estar que passaremos a sentir através destes sintomas, diminuindo a depressão, bem como outras doenças recorrentes.
Abraço, cafuné, carinho e massagem, também contribuem com possíveis aumentos nessas taxas evidenciadas.
Estamos designados então, da tarefa sublime que é a observação atenta de que devemos procurar estimular estes percursos para que possamos apresentar melhores níveis de todas essas substâncias que fazem parte da natureza integral que habita o íntimo de todos nós.
Portanto, seja você homem ou mulher, esteja atento aos seus sinais e observe-se com cautela, para que possa estar incumbido de proporcionar a sua persona um pontapé inicial que lhe proporcionará uma melhor qualidade de vida.
Avalie-se, cuide-se e saiba interagir da melhor forma com seu corpo físico e espiritual, pois ter saúde é a meta que devemos estar dispostos a alcançar para que a nossa vida seja repleta  de sanidade e sobriedade…
Viver bem é fundamental.

Fonte: www.tua saúde.com.ocitocina

A autora é escritora e analista da vida.
Procura apreender os sentimentos ocultos que permeiam a transitoriedade das relações.
Segue a vida de forma leve, fazendo o que mais gosta, que é escrever.
Deseja a todos que sigam sempre em linha reta, tendo a convicção de que embora a vida muitas vezes os derrube, o amor será a chave que abrirá as portas e janelas de suas almas, fazendo o sol brotar nas mediações do horizonte que perfazem tudo que é seu, com a inteireza e integridade de dias lindos que estarão prontos para chegar e lhes acompanhar com todo amor que existe dentro e fora de suas vertentes mais íntegras.

Thiana Furtado Escritora | Facebook
www.facebook.com

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]