[email protected]

DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA MÃE DO SENHOR
(Lc 1,26-38)

“Por ser à imagem de Deus, o indivíduo humano tem a dignidade de pessoa: ele não é apenas alguma coisa, mas alguém. É capaz de conhecer-se, de possuir-se e de doar-se livremente e entrar em comunhão com outras pessoas, e é chamado, por graça, a uma aliança com seu Criador, a oferecer-lhe uma resposta de fé e de amor, que ninguém mais pode dar em seu lugar” (Catec. da I.C. 357).

Se essa é a nossa fé sobre toda e qualquer pessoa humana, o que pensar daquela que Deus escolheu para ser a Mãe do seu Filho?… Crer que Maria foi “concebida sem pecado”, é acreditar que Maria, mesmo nascendo num mundo corrompido pelo mal, ela foi sem mancha, “irrepreensível”, desde o momento da sua concepção. Isto é, a novidade da graça redentora que Jesus nos alcançou, dando a vida por nós, começou aí.  Começou com Maria o Mundo Novo, onde reina a bondade e o bem, a justiça e o amor: o Reino de Deus!

Olhando para ela, espelhando-nos nela, cada um, cada uma de nós, é chamado, é chamada, a assumir sua dignidade cristã e contribuir para a transformação de toda a sociedade.

“Seja você a mudança que quer ver no mundo “, disse um grande profeta da Humanidade, Mahatma Ghandi.

E os apelos que repetidas vezes o Papa Francisco vem fazendo à conversão, à volta à originalidade do Evangelho, a sairmos de nossa zona de conforto, do nosso comodismo, para assumirmos hoje o compromisso de Jesus com um mundo justo e fraterno, onde ninguém viva à margem dos direitos fundamentais da pessoa humana, onde todos e todas possamos viver com dignidade, tem tudo a ver o mistério da “Imaculada Conceição”.

É tempo de ADVENTO: não custa nada sonhar, esperar e comprometer-se…

Só assim poderemos celebrar no Natal a “alegria do Evangelho”!

                                                                * * * * *

ADRIANUS MARTINUS JANSSEN   *Nootdorp, Holanda, 23.03.1933 + Recife, 2.12.2016

Celebrar a memória de ADRIANO, a sua “páscoa”, em plena Novena da Imaculada Conceição, não é uma mera coincidência, é um “sinal”

Que pena que muita gente seja devota da Imaculada Conceição, mas não entenda que MARIA, Mãe de Jesus, desde o primeiro momento da sua existência, concebida sem a mancha da maldade do mundo, é para nós um sinal privilegiado dessa Nova Humanidade, pela qual a gente deveria se empenhar e lutar!

Como Assistente Regional da Juventude Operária Católica (JOC), como Sindicalista, como Assessor do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, quem mais e melhor que ADRIANO se empenhou na luta por um MUNDO NOVO:

– onde as pessoas superem todas as marcas da marginalização e da miséria,

– deem a volta por cima de todas as consequências da opressão e da exclusão,

– um mundo limpo de toda corrupção e sujeira,

– onde todo mundo viva com dignidade, e “não tenha a vergonha de ser feliz”? …

 Celebrar sua memória, a lembrança da sua passagem, justamente, na novena da Imaculada Conceição, é recolher como herança preciosa seu testemunho, e comprometer-se a dar continuidade a essa história que começou com MARIA, Mãe de JESUS, e precisa continuar através de cada um, de cada uma de nós.

Como é atual o Mistério da Imaculada, o testemunho de Adriano e a nossa militância nesse Brasil da segunda década do século 21, um país mergulhado num mar de corrupção, com seu povo obcecado por um nuvem de mentiras!

1 – VIGIAI!
(Marcos 13,33-37)

Há uma certeza que nos vem pelos olhos: “Quem de moço não morre, de velho não escapa!”… “Ninguém fica pra semente!”…

Assim, é com a vida pessoal de cada ser humano. Por mais que não queiramos pensar na morte, ela é a única certeza que temos a respeito do futuro da nossa vida.

E, foi não foi, surge, também, no meio do povo a impressão de que o mundo está por se acabar…

Seja como for, a incerteza quanto ao dia da morte e quanto ao final da História não deixa de ser um convite à reflexão…

Domingo passado, último Domingo do Ano Litúrgico, a Comunidade Cristã, através do Evangelista Mateus, foi alertada por Cristo, o Rei que irá julgá-la, sobre a responsabilidade prioritária de cada pessoa frente aos que, nesse mundo, passam necessidade. No final de nossas vidas e de nossa história, seremos julgados exclusivamente por isso.

Iniciando um novo Ano Litúrgico, caminhando com o Evangelista Marcos, somos alertados, insistentemente, sobre a necessidade de VIGIAR: a vida é dom de Deus, mas nos é confiada como tarefa a desempenhar… E haverá uma prestação de contas. Não sabemos nem o dia nem a hora em que isso se dará. O perigo é de sermos pegos de surpresa.

Importante e decisivo é colocar-se a serviço do Reino, para que ele aconteça  “assim na terra como no céu”, procurando, a cada momento, fazer com que a vontade do Pai-e-Mãe da Humanidade “seja feita”.

Somente assim, poderemos caminhar para o final de nossas vidas, com serenidade. Somente assim, contribuiremos para apressar o “advento”, a “vinda” do Filho do Homem: a realização plena da justiça de Deus na vida da Humanidade. Somente assim, nosso canto, hoje, celebrará a “esperança que não decepciona”.

Três anos atrás a gente alertava: “Um desafio maior e urgente: o que será do povo deste país no ano que vem?… Da nossa postura cidadã tudo vai depender… Fiquemos de olho! Não cochilemos! As forças conservadoras, a elite econômica, o grande empresariado industrial, os senhores do agronegócio vão fazer de tudo para dobrar o governo na direção de seus interesses… E a vitória do Projeto dos Empobrecidos e da Classe Trabalhadora, nas passadas eleições, poderá ir pro brejo… Temos que manter-nos vigilantes e mobilizados, pressionando de toda maneira os que nos governam, na direção dos que mais precisam. Faz parte da nossa vigilância cristã, em busca do REINO!”

 O fato é que, três anos depois, estamos vendo a Classe Trabalhadora deste país, isto é a grande maioria do povo brasileiro, “ir para o brejo”… Direitos conquistados, há mais de um século de lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, estão sendo destruídos. E o povo, iludido pela mídia do sistema, vai engolindo toda essa “calamidade pública” como coisa boa, avanço, progresso. Quando se derem conta do tamanho da destruição será tarde demais. Em todo caso, uma oportunidade de reagir, para que a coisa não piore ainda mais: DIA 05/12, PRÓXIMA TERÇA-FEIRA: GREVE GERAL! Onde estaremos nós cristãos e cristãs?… É DEUS, o Senhor da História, quem nos convoca. È dessa forma que Ele vem ao nosso encontro, e que nós vamos ao encontro d’Ele. Ele nos quer encontrar vigilantes, dando nossa participação na luta de todo o povo, na luta da Classe Trabalhadora, para que o seu Reino de Justiça e Paz aconteça, aqui e agora.

Obs: Reginaldo Veloso de Araújo é Presbítero das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, no Morro da Conceição e Adjacências, Recife-PE. 
Compositor litúrgico, com diversos CDs gravados pela COMEP/Paulinas e pela PAULUS
Assistente adjunto do Movimento de Trabalhadores Cristãos – MTC-NE2
Assessor pedagógico do Movimento de Adolescente e crianças – MAC e do PROAC
Membro da Equipe de Reflexão sobre Música Litúrgica do Setor de Liturgia da CNBB
Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – PUG (Roma, 1962)
Mestrado em História da Igreja, pela PUG (Roma, 1965).

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]