www.mariainezdoespiritosanto.com

A idéia de Espelho nos faz pensar imediatamente em reflexo de imagem.

Fazendo relação como que chamamos de Inconsciente, podemos pensar no Duplo, o outro (oculto) de nós mesmos.

Na busca da afirmação da auto-imagem, parecemos estar em busca de diferença – aquilo que nos faz crer sermos únicos e é exatamente porque damos sempre de cara com a semelhança, que é tão difícil reconhecer nossas projeções – aquilo que não vemos em nós e atribuímos aos outros.

Um aspecto interessante na projeção especular  é que, ao estilhaçar-se um espelho, cada fragmento, por menor que seja, continua capaz de refletir o todo da imagem.

Para a Psicanálise, os narcisistas são pessoas feridas em relação ao amor.

Assim conta o mito:

A mãe de Narciso quer saber se o filho viveria muito tempo. Consulta o sábio Tirésias que lhe diz que “ele viveria muito tempo, se jamais se conhecesse.”

Então, criado para não se conhecer, Narciso não é capaz de amar. Belíssimo, acaba sendo o  objeto da paixão das ninfas e entre elas, está Eco.

A ninfa Eco não podia nunca falar em primeiro lugar; só podia se comunicar, repetindo, e não pode declarar seu amor com palavras. Persegue Narciso pelos bosques e, ao tentar tocá-lo é bruscamente repelida. Ele lhe diz que prefere morrer  a entregar-se a ela.

As outras ninfas, revoltadas, recorrem à deusa Nêmesis e esta, atendendo a seus pedidos, condena Narciso a “amar sem poder jamais possuir o objeto amado”.

Um dia, aproximando-se de uma fonte límpida, que jamais fora tocada por homem ou animal algum, Narciso, ao debruçar-se para matar a sede, percebe sua belíssima imagem, no espelho das águas e apaixona-se por ela.

Consumido por essa paixão, passa a não comer, nem beber e definha, desejando a Morte, quando percebe que está apaixonado por si mesmo.

Diz o mito que, nos preparativos do funeral, o corpo de Narciso desaparece, surgindo, em seu lugar, a flor branca, que passa a levar seu nome: Narciso.

*Comentário Geral – Minhas Falas no Programa da TVE (21/09/2007)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]