http://www.plataformadeesquerda.com.br
http://facebook.com/paulorubemsantiago

“Prefeitos e governadores que não colocam crianças e jovens nas escolas, não superam a evasão e a repetência escolares, nem asseguram proteção social às famílias em condições vulneráveis deveriam ser responsabilizados”, diz ex-deputado

A maioria dos jovens infratores é pobre, muitos dos quais têm mães como chefes de família. São negros e negras, pardos e pardas. Quanto a isso se sabe que a assistência social está contida no orçamento da Seguridade Social, que revela ano a ano sucessivos saldos positivos entre suas receitas e despesas. Por que esses jovens e suas famílias ainda estão, portanto, à margem das políticas públicas de proteção social e promoção de direitos, vivendo sob risco?Repercutiu na mídia do país na noite de sexta-feira, 25 de novembro último: 96 mil jovens estavam com privação de liberdade em 2015, cumprindo medidas socioeducativas. Já em 2016, até aquele dia, já eram 180 mil na mesma condição. No entanto, desde 1988, com a Constituição Federal, cabe aos municípios a garantia com qualidade das matrículas na educação infantil e no ensino fundamental, sendo dever dos estados e do Distrito Federal a oferta do ensino médio nas mesmas condições. Para reforçar os meios necessários a esses desafios foi criado em 2006, com apoio de verbas federais, um fundo específico, o Fundeb. Mais que isso: Desde 2009 as matrículas dos 4 aos 17 anos são obrigatórias, segundo a Emenda Constitucional 59. Por que dobrou então o número de jovens recolhidos?

Um dado, porém, é mais grave que a duplicação do número de jovens infratores com privação de liberdade, entre 2015 e 2016, conforme antes revelado:

– Em 2012, dos 14 aos 29 anos, os jovens eram 26,4% da população, mas entre os homicídios 53,4% das vítimas estavam nessa faixa etária, segundo o Mapa da Violência de 2014.

Por quê? Como responsabilizar prefeitos e governadores que não colocam todas as nossas crianças e jovens nas escolas, não superam evasão e repetência escolares de forma definitiva, nem asseguram proteção social integral às famílias em condições vulneráveis e de risco? Deveriam, no mínimo, responder a inquérito por omissão ante a promoção de direitos fundamentais, por descumprimento de preceito constitucional.

Não há como não relacionar esses números gritantes aos fatos há pouco conhecidos. Um ex-governador é preso por graves indícios de corrupção e lavagem de dinheiro (Sérgio Cabral, do PMDB, do Rio de Janeiro), enquanto outros gestores ainda nos cargos (Paulo Câmara e Geraldo Júlio, ambos do PSB, governador de Pernambuco e prefeito do Recife, respectivamente) têm pedida pela Procuradoria-Geral da República junto ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito por suspeita de superfaturamento de obras públicas e recebimento de propina (Arena da Copa, em Pernambuco). Agora, com a PEC 241, atualmente PEC 55 no Senado, que pretende congelar por 20 anos os gastos primários, o quadro do abandono socioeducativo tende a piorar. Segundo o professor Nelson Cardoso do Amaral, da Universidade Federal de Goiás, doutor em Educação com sólidos estudos na área, as regras da PEC 241 matam o financiamento das metas do Plano Nacional de Educação aprovado em 2014 e que deve se estender até 2023.

Foi com muito esforço em saúde pública que salvamos a maioria de nossas crianças da mortalidade infantil até os 28 dias de nascidas e também de um aos cinco anos, mas as estamos entregando ao tráfico, ao crime e aos homicídios a partir dos 14 anos ou ainda mais cedo que isso.

Por isso, precisamos reagir com urgência em defesa da integridade de nossa infância e de nossa juventude, pela vida digna hoje, pelo futuro, antes que a violência e os homicídios prevaleçam, com a omissão da sociedade e, certamente, a criminalidade de muitos de nossos governantes.

Obs: O autor é professor e Mestrando em Educação na UFPE
 Foi Deputado Federal 2003-2014.
Criador e 1º. Coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção (2004)
Na Câmara Federal foi autor da PEC 162, propondo o Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]