www.mariainezdoespiritosanto.com

Pesadelo é um sonho mau, todo mundo sabe.

Ou uma realidade insuportável, algumas vezes.

A importância do pesadelo, como sonho, é que ele nos permite entrar em contato com aspectos inconscientes, soterrados na vigília, porque incompatíveis com os valores de nosso mundo consciente.

Mas é quando o sono vai fechando nossos olhos, que acordamos para um outro mundo, aquele mundo onde deuses e monstros, bem e mal, morte e vida são, a um só tempo, uma mesma coisa; onde não há hoje, ontem ou amanhã, certo ou errado, falso ou verdadeiro.

Conhecer-se é saber, também, desse mundo oculto.

Os pesadelos podem, dessa forma, ser comparados com os mitos – relatos, cuja linguagem não está restrita a princípios morais ou a coordenadas de tempo e espaço.

Através dos pesadelos, podemos, por exemplo, entrever nosso “sabotador interno” que interfere em nosso comportamento, sem se denunciar abertamente.

Se os contos-de-fada são sonhos bons, com incrições morais de bem e mal, os mitos são os pesadelos da espécie humana.

Daí a importância de terapeutas e educadores ousarem mergulhar no estudo da mitologia de modo geral e da nossa mitologia indígena (riquíssima e talvez das mais antigas que se tem notícia), como facilitadora do acesso ao mundo inconsciente. Como instrumento de encadeamento de conteúdos psíquicos indispensáveis à saúde e ao bem-estar do ser humano.

*Comentário Geral – Minhas Falas no Programa da TVE (19.09.07)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]